São Paulo se candidata pra receber o Pan-Americano de 2031
A 19ª edição dos Jogos Pan-Americanos se iniciará nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, em Santiago, no Chile. Mas, antes mesmo das 39 modalidades tomarem conta da capital chilena, uma novidade tomou conta dos bastidores: a candidatura oficial da cidade de São Paulo para receber os jogos de 2031.
Segundo informações do jornal O Dia, a candidatura será apresentada nesta quinta-feira (19) para a Pan Am, entidade responsável pela organização do evento continental. Cacá Viannna, secretário de Esportes e Lazer, e Paulo Wanderley Teixeira, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), serão os responsáveis pela ação.
Em nota oficial, a Secretaria de Esportes e Lazer de São Paulo afirmou que a experiência da cidade como uma das sedes da disputa da Copa do Mundo da FIFA de 2014 a credencia como uma séria candidata a receber o Pan de 2031. No texto, o órgão ainda fala sobre o potencial econômico para a realização dos jogos no Brasil.
“São Paulo já possui toda uma estrutura em termos de estádios, hotéis e transportes para sediar um evento como os Jogos Pan-Americanos O potencial econômico da capital irá facilitar as melhorias necessárias do demais equipamentos esportivos”, disse a Secretaria.
São Paulo já foi sede dos Jogos Pan-Americanos
Caso seja escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, São Paulo voltará a receber o evento após longos 68 anos. Em 1963, a capital paulista foi sede da quarta edição da competição entre os dias 20 de abril e 5 de maio daquele ano. Ao todo, 1.665 atletas competiram pelas medalhas em 19 modalidades.
Depois de São Paulo, o Brasil só voltaria a receber os Jogos em 2007, quando a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede. Na ocasião, os números foram bem maiores, com 5.633 competidores brigando pelo pódio em 34 esportes.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.