São Paulo repensa planejamento e vira Caça Talentos para se dar bem em 2025
Garantido na fase de grupos da Libertadores da América de 2025, o São Paulo também fechou a temporada com boas notícias vindo das categorias de base de Cotia. A equipe sub-20 conquistou a Copa do Brasil da categoria após bater o Palmeiras na decisão, coroando o ótimo trabalho do técnico Allan Barcellos, que assumiu o comando do time em maio.
Vivendo uma crescente, o Tricolor chega a Copa São Paulo de Futebol Júnior com muita moral. Pode ser considerado um dos principais favoritos, muito por conta da decisão em investir mais ainda nos jovens.
Na última segunda-feira (16), o clube anunciou o novo núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica, o Reffis, que custou mais de R$ 5 milhões. O local é destinado às categorias de base e ao futebol feminino.
Além disso, o São Paulo confirmou a compra de mais 15% dos direitos econômicos de Lucas Ferreira, tratado como uma das principais promessas do clube para os próximos anos. Ele registrou 19 gols e mais oito assistências em 51 duelos disputados no ano. O jogador de apenas 18 anos de idade foi o vice-artilheiro da equipe sub-20 em 2024.
“Ferreira é um grande talento. Hoje o jogador chega [ao clube] já com uma pizza, muito fatiado. Então isso é algo que o mercado precisa entender. Mas nós ampliamos [o percentual], assim como fizemos com o Ryan Francisco, e chegamos a 80% do Ferreira. Então a base está olhando de forma estratégica. E por que isso não começou antes? Porque nós não tínhamos condições de ganhar essa musculatura que nós estamos ganhando hoje”, disse o presidente Julio Casares.
Ryan Francisco é mais uma joia a ser lapidada
Além de Ferreira, outro talento está sendo cada vez mais comentado internamente. Trata-se do atacante Ryan Francisco, que assim como o companheiro citado, foi relacionado para o duelo contra o Botafogo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo o presidente Julio Casares, Rafinha, um dos mais experientes do elenco, falou sobre a importância do jovem.
“O Rafinha conversou comigo e com o Ryan e falou que é muito importante continuar trabalhando e, quando voltarmos para a base, passar um apoio moral aos nossos companheiros. Se a gente ganhar a Copinha, tenho certeza que muita gente pode subir [para o profissional]”, comentou.