São Paulo recebe PIX milionário da Turquia
Cria de Cotia, o meia Gabriel Sara, de 25 anos, foi vendido ao Galatasaray, da Turquia, pelo valor de 23 milhões de euros (R$ 141,2 milhões), e mais 3 milhões de euros em bônus alcançados. O atleta defendia o Norwich City, da Inglaterra, e seu novo vínculo é válido até 2029.
O brasileiro brilhou na Inglaterra e foi eleito o melhor jogador do Norwich na temporada passada, além de integrar a seleção ideal da segunda divisão da Inglaterra. Mesmo com ótimas performances, não conseguiu garantir o acesso à Premier League, terminando o ano com 14 gols e 13 assistências em 53 partidas disputadas.
Apesar de ter contrato até 2026 com o Norwich, a possibilidade de atuar no Galatasaray chamou a atenção do jogador. De acordo com informações divulgadas pelo Globo Esporte, a negociação foi conduzida pelo empresário Carlos Leite.
Sara foi formada nas categorias de base do São Paulo e fez sua estreia pelo time profissional em 2020, ainda sob o comando do técnico Fernando Diniz. Depois de ser muito criticado pela torcida, começou a aumentar seu desempenho e se tornou uma peça importante da equipe. Acabou sendo vendido ao Norwich em 2022.
Quanto o SPFC ganhou com a transferência?
A boa notícia para o Tricolor é que a venda de Sara irá render um bom dinheiro ao clube. Por ser o clube formador, o SPFC tem direito a algo em torno de 4,5% da venda do mesmo através do mecanismo de solidariedade da Fifa.
Além disso, ficou acordado de que o Soberano também receberia 10% da mais-valia em uma transferência futura. Desta forma, o São Paulo deve embolsar cerca de R$ 14,8 milhões pela venda de Sara ao Galatasaray.