São Paulo não dá chance e garante a melhor campanha de 2023

O ano do São Paulo terminou com chave de ouro após a conquista da Copa do Brasil. Além do esforço dos jogadores, comissão técnica e diretoria, o outro destaque foi a torcida, que lotou o Morumbi durante toda a temporada. Por sinal, o Tricolor teve um aproveitamento de 79% atuando em casa em 2023. 

De acordo com dados divulgados pela plataforma Sofascore, o número foi o maior entre todos os clubes que disputaram primeira divisão do Campeonato Brasileiro, superando o Palmeiras, por exemplo, que teve 77%, mesma porcentagem do Grêmio.

Fluminense (76%),  Athletico-PR (75%), Flamengo e Fortaleza (ambos 72%), fecham os primeiros colocados. O Corinthians contou com 63% de aproveitamento atuando na Neo Química Arena, enquanto o Santos, que acabou rebaixado, teve o terceiro pior entre os times (49%). 

O pior mandante da temporada foi o Cruzeiro, com somente 33% de aproveitamento em casa. Mesmo assim, o time mineiro conseguiu a classificação para a Copa Sul-Americana. O também rebaixado Coritiba ficou com 39% no Couto Pereira. 

Voltando ao São Paulo, vale destacar que duas partidas da temporada foram jogadas longe do Morumbi. Nas quartas de final do Campeonato Paulista, o Tricolor atuou no Allianz Parque, casa do Palmeiras. Apesar de ter sido eliminado nos pênaltis, o duelo terminou empatado em 0 a 0. Posteriormente, pelo Campeonato Brasileiro, o SPFC venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, na Vila Belmiro

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Aproveitamento do SPFC nas competições 

Eliminado nas quartas de final do Paulistão, o São Paulo terminou sua campanha em casa com sete partidas, acumulando três vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcou 13 gols e acabou sofrendo seis. 

Campeão da Copa do Brasil, o São Paulo disputou cinco partidas no Morumbi, incluindo a grande final contra o Flamengo, que terminou empatada em 1 a 1. Ao todo, foram cinco jogos em casa, com duas vitórias, dois empates e uma derrota. Marcou cinco gols e sofreu quatro. 

Também eliminado nas quartas de final, desta vez em pleno Morumbi, o São Paulo disputou cinco partidas em casa na Copa Sul-Americana. Destas, venceu todas, marcando 12 gols e não sofrendo nenhum gol. 

No Campeonato Brasileiro, o Tricolor disputou 19 jogos frente a sua torcida, vencendo 13, empatando três e perdendo mais três. Marcou 28 gols e sofreu 13.