São Paulo jogou o Mundial de Clubes em 2023

Depois de conquistar a Champions League das Américas, torneio que reúne os dois finalistas do NBB e o vencedor do Super 8, o São Paulo disputou o Mundial de Clubes de basquete nesta temporada, mas acabou sendo vice-campeão.

O Tricolor ficou a um passo de fazer história no esporte. Na decisão da Copa Intercontinental, perdeu para o Tenerife, da Espanha, por 89 a 68. Vale destacar que o adversário contava com o armador brasieiro Marcelinho Huertas, destaque da Seleção Brasileira nos últimos anos.

O São Paulo perdeu a oportunidade de se tornar o terceiro clube brasiliro a vencer o Mundial de basquete em toda a história da competição. O Flamengo é bicampeão da competição, enquanto o Sírio, que foi extinto do profissional desde 1994, possui um título.

História da Copa Intercontinental de basquete

A Copa Intercontinental da FIBA foi disputada pela primeira vez em 1966, e sem as equipes da NBA, que são as mais fortes do mundo. Ao longo do tempo, times europeus e latino-americanos participavam do torneio.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A competição ocorreu entre 1966 a 1987 (em 1971 não foi disputada). A partir de 1988, ficou parada até 1995, retornando em 1996. Parou de ser disputada novamente, e voltou às quadras apenas em 2013, com edições anuais que estão vigentes até hoje.

O Real Madrid é o maior vencedor do Mundial da modalidade, com cinco conquistas. As mais recentes foram diante do Sírio, em 1981, e o Bauru, em 2015. Por outro lado, o Flamengo é a equipe brasileira com mais títulos, já que levantou o troféu em 2014 e 2022. O Sírio se sagrou campeão em 1979, sob o comando do lendário Oscar Schmidt.

Além do São Paulo,  Bauru, Pinheiros, Franca, Corinthians e Monte Líbano já foram vice-campeões do Mundial.