São Paulo jogará o novo Mundial de Clubes FIFA?
Após o anúncio do novo Mundial de Clubes da FIFA, que contará com um formato completamente diferente, muitos torcedores são-paulinos ficaram com a dúvida se o time irá disputá-lo. Vale lembrar que a partir de 2025, a competição contará com 32 clubes, no mesmo formato da Copa do Mundo.
Muito se passa pelo ranking de clubes da Conmebol, que reúne o desempenho dos últimos 10 anos das equipes que disputam as competições da entidade, ou seja, Libertadores da América e Copa Sul-Americana. Além da forma recente, o mesmo também leva em conta os títulos conquistados e a tradição de cada um.
O São Paulo é um dos clubes com mais tradição na América do Sul e no Brasil. O Tricolor é tricampeão da Libertadores (seis finais disputadas) e do Mundial (em três disputas), uma vez campeão da Copa Sul-Americana ( duas finais). Mesmo sem títulos internacionais recentes (último foi Copa Sul-Americana em 2012), o clube alcançou uma semifinal de Libertadores e duas da Sul-Americana, sem contar a final em 2022.
Reunindo tudo o que foi dito acima, a Conmebol colocou o São Paulo em 9º lugar do ranking, divulgado no final da temporada passada. Há a grande chance do Tricolor pular posições, já que tem a Libertadores de 2024 a ser disputada. Tirando Palmeiras e Flamengo, que levantaram a taça da competição nos últimos anos e já estão incluídos no novo Mundial, o SPFC está atrás de Grêmio e Athletico-PR (pegando apenas clubes brasileiros).
O limite de clubes do mesmo país é de dois. Contudo, existe uma exceção caso algum outro vença a Libertadores em 2023 e 2024. Ou seja, caso o Fluminense vença o Boca Juniors na final deste ano, por exemplo, estará garantido na nova edição do torneio. Logo, o São Paulo só jogará o Mundial de Clubes da FIFA de 2025 caso vença a Libertadores de 2024.