São Paulo já foi dono do Canindé

Atualmente, o São Paulo manda seus jogos no Estádio do Morumbi, um dos mais tradicionais palcos do futebol sul-americano. Todavia, nem sempre foi assim, e o Tricolor chegou a jogar no Canindé, atual casa da Portuguesa.

Antigamente, o  Deutsch Sportive, clube da colônia alemã em São Paulo, tinha um imóvel no bairro do Canindé, local onde diversos esportes eram disputados, não só o futebol. Entretanto, a Segunda Guerra Mundial acabou transformando o destino da associação.

Isto porque com a entrada do Brasil no conflito, diversas colônias de equipes do Eixo foram perseguidas, como a alemã. A Deutsch Sportive cede a pressão e vende para o São Paulo Futebol Clube.

O Tricolor atuava no Pacaembu na época, mas não havia um local para realizar seus treinamentos diários. Em 29 de janeiro de 1944, por 740 contos de Réis, o SPFC adquiriu o estádio. 

Buscando o fim das perseguições, o  Deutsch Sportive optou por trocar de nome, e se transformando no Guarani. Posteriormente, seus sócios migraram e aderiram ao São Paulo, por conta da imposição do governo, que obrigou a integração a outra entidade, ou a nacionalização do clube e reforma no estatuto.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O local era chamado de Ilha da Madeira, região conhecida por construções de madeira, fora as inundações frequentes no rio Tietê. Recebeu o Tricolor por mais de dez anos, apesar do time jamais ter mandado jogos no estádio, já que o local foi usado apenas como CT, além de sede do poder administrativo.