São Paulo ganha novo feriado e torcida Tricolor comemora
Procurando comemorar ainda mais a diversidade de culturas do Brasil, o estado de São Paulo bateu o martelo e decretou o Dia da Consciência Negra como feriado estadual. A data e uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder notório do Quilombo dos Palmares, um dos pronciai simbolos que representaram a luta ctra a escravidão no país.
O projeto de lei foi proposto pelo deputado Teonilio Barba, que estava visando a implementação há um tempo. A celebração tem como motivo debater, estudar e relembrar as origens e história do Brasil e das culturas vindas da África, tais como religião, política, música, gastronomia, entre outros diversos aspectos.
O Dia da Consciência Negra já está incluído no calendário das escolas, já que é uma lei federal aprovada em 2003. Além disso, a mesma inclui o ensino relacionado às matrizes e culturas africanas e brasileiras nas escolas.
Em 2011, o dia foi oficializado como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, através da aprovação da então presidente Dilma Rousseff. Desde então, a luta diária era para ser reconhecida como um feriado nacional.
A decisão dependia dos municípios de São Paulo, que concordaram com a mudança e agora já está em vigor. É um símbolo da lembrança da obscura história da escravatura no Brasil, que deve ser ensinada aos mais jovens.
Quando é o próximo feriado?
O próximo feriado marcado é justamente nesta quinta-feira (12), o dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado na religião católica. A Santa é considerada a padroeira do Brasil, e é um feriado nacional, ou seja, o Brasil inteiro diminuirá ou irá interromper suas atividades.