São Paulo é colocado entre os 20 melhores times do mundo em 2024

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou o seu mais novo ranking mundial de clubes para o período entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024. Atual campeão da Copa do Brasil, o São Paulo aparece bem posicionado na lista: é o 19º, sendo o quinto clube brasileiro a aparecer no ranking.

Com 204 pontos conquistados, o Tricolor só fica atrás de Flamengo, com 216, Fortaleza, atual vice-campeão da Copa Sul-Americana com 219,5 pontos, Palmeiras, bicampeão brasileiro com 226 pontos, e Fluminense, campeão inédito da Copa Libertadores da América com 233 pontos. O Tricolor carioca é o sétimo na lista da IFFHS.

No topo do ranking está o Manchester City, último vencedor da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial de Clubes. Apontando 359 pontos, o time comandado pelo espanhol Pep Guardiola tem 27 a mais que o vice-colocado Real Madrid. Inter de Milão, Al-Ahly e Bayer Leverkusen completam o atual Top 5.

Para alcançar o 19º lugar, o São Paulo deixou para trás equipes tradicionais do futebol europeu como Milan (20º), Barcelona (22º), Arsenal (27º), Manchester United (30º), Liverpool (33º), Benfica (36º) e PSG (64º). Rivais estaduais, Corinthians e Santos aparecem, respectivamente, nas 46ª e 179ª posições.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Confira o ranking de clubes da IFFHS

Ranking

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.