São Paulo deve ganhar dinheiro com venda para a Inglaterra

Criado e revelado nas categorias de base do São Paulo, o zagueiro Morato, do Benfica, acertou sua transferência em definitivo ao Nottingham Forest, da Inglaterra. De acordo com informações divulgadas pelo jornal português “A Bola”, a compra gira em torno de 15 a 20 milhões de euros (R$ 93,5 e 125 milhões).

Morato jamais fez sua estreia pelo time profissional do Tricolor, já que foi vendido após a conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2019. O clube paulista tem direito a uma fatia do negócio através do mecanismo de solidariedade da Fifa, que recompensa os times formadores.

Além disso, o São Paulo também é dono de 15% dos direitos econômicos do atleta, que irá gerar ainda mais dinheiro aos cofres tricolores. Morato já está na Inglaterra para realizar os exames médicos e assinar o vínculo válido até junho de 2029. Ele se juntará a outros brasileiros no elenco do Forest, como o goleiro Carlos Miguel, o zagueiro Murillo, ambos ex-Corinthians, além do volante Danilo, que defendia as cores do Palmeiras.

O interesse por Morato não era recente. Segundo o UOL, o Benfica recusou uma proposta de 30 milhões de euros do Nottingham Forest na última temporada pelo defensor brasileiro. Os portugueses aceitaram vendê-lo por um valor inferior ao esperado.

Outro ex-Cotia rendeu dinheiro ao SPFC

Além de Morato, o atacante David Neres, que também defendia o Benfica, encontrou um novo destino recentemente. O jogador, que também é cria da base de Cotia, foi comprado pelo Napoli, da Itália, por 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 182 milhões), incluindo bônus. O Tricolor ganhou uma fatia por ser o clube formador do atleta.