São Paulo deu R$ 310 milhões para o Boca Juniors
Mesmo que de maneira indireta, o São Paulo ajudou o Boca Juniors a garantir vaga no Super Mundial de Clubes. O novo torneio da Fifa contará com 32 clubes e terá o mesmo formato das últimas edições da Copa do Mundo, com previsão para acontecer entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos.
A vaga foi concedida ao time argentino depois da vitória do Tricolor por 2 a 0 em cima do Nacional, do Uruguai, nesta quinta-feira (22), no Morumbis. Com o resultado negativo, os uruguaios estão eliminados da Libertadores da América.
Isso porque o Boca Juniors ocupa o sexto lugar no ranking da Conmebol, com 71 pontos, e o único clube capaz de passá-lo era o Nacional, que parou nos 57 pontos depois da eliminação.
“Parabéns Club Atlético Boca Juniors pela classificação para o novo Mundial de Clubes FIFA. Desejo muita sorte nos Estados Unidos em 2025”,disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, nas redes sociais.
Ainda não se sabe a quantia exata que cada clube participante vai receber pela participação no torneio, mas especula-se que seja algo em torno de 50 milhões de euros (cerca de R$ 310 milhões).
SPFC pode garantir vaga no novo Mundial
O novo Mundial de Clubes conta com mais duas vagas a serem preenchidas. Uma delas será pelo país-sede e a outra pelo campeão da Libertadores desta temporada. Desta forma, a única possibilidade do São Paulo buscar o tetracampeonato é vencendo o torneio continental. O Tricolor está nas quartas de final e irá enfrentar o Botafogo.
A América do Sul conta com seis clubes, sendo quatro campeões da Libertadores (de 2021 a 2024) e dois pelo ranking. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos, além do River Plate (ranking).