São Paulo defende marca importante contra o Botafogo
O São Paulo volta aos gramados nesta quarta-feira (25), quando encara o Botafogo, às 21h30 (de Brasília), pela partida de volta das quartas de final da Libertadores da América. Após empate no Rio de Janeiro, o Tricolor conta com a força de sua torcida para conseguir a classificação. A expectativa é de cerca de 60 mil torcedores no Morumbis.
Por sinal, o clube defende uma marca importante neste duelo. Isso porque o São Paulo disputa ao menos uma semifinal por temporada há 27 anos. De acordo com dados divulgados pelo portal Terra, a última vez que o Tricolor não esteve entre os quatro melhores de qualquer torneio foi em 1996.
A preocupação dos torcedores é que isso possa ocorrer neste ano. Campeã da Supercopa Rei, em fevereiro, a equipe comandada pelo técnico Thiago Carpini, demitido em abril, foi eliminada pelo Novorizontino nas quartas de final do Campeonato Paulista, em pleno Morumbis.
Já sob o comando de Luis Zubeldía, o São Paulo não conseguiu passar das quartas da Copa do Brasil. O Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG, na ida, em casa, e empatou sem gols na volta, em Belo Horizonte, dando adeus a competição.
Ou seja, a partida contra o Botafogo pode colocar fim a uma sequência de 27 anos do São Paulo, que apesar de ter vivido uma década complicada, continuou, ao menos, competindo. Vale lembrar que o SPFC precisa de uma vitória simples para avançar após o empate na ida. Em caso de novo empate, haverá decisão por pênaltis.
Desempenho do SPFC nos últimos 10 anos em mata-mata
- 2014: Semifinal da Sul-Americana
- 2015: Semifinal do Paulistão e da Copa do Brasil
- 2016: Semifinal da Libertadores
- 2017: Semifinal do Paulistão
- 2018: Semifinal do Paulistão
- 2019: Vice campeão do Paulistão
- 2020: Semifinal da Copa do Brasil
- 2021: Campeão do Paulistão
- 2022: Semifinal Copa do Brasil, vice campeão do Paulistão e vice campeão da Copa Sul-Americana
- 2023: Campeão da Copa do Brasil