São Paulo briga para ter uma das melhores zagas do Brasil

Um dos maiores problemas do Tricolor nos últimos anos foi o sistema defensivo. A última dupla de zaga que conseguiu manter uma sequência foi Bruno Alves e Arboleda. E em 2022 a história se repetiu, uma vez que o setor gerou grande dor de cabeça para o técnico Rogério Ceni.

O clube, ainda sob comando de Hernán Crespo, contratou Miranda, veterano e ídolo do clube. Além dele, Diego Costa recuperou seu futebol e ganhou mais espaço entre os titulares. Fora a adaptação de Léo para a posição, que acabou dando muito certo, a contratação de Ferraresi, e até a improvisação de Rafinha como zagueiro, promovida por Ceni.

E mesmo com diversas variações promovidas pelo comando técnico, o setor não rendia o esperado e deixava o clube na não nos momentos mais importantes. E tudo piorou com a grave lesão de Arboleda, que teve que ficar ausente de grande parte da temporada.

Mudança com reforço de peso

E entrando em 2023, a diretoria contratou seu sonho antigo, o zagueiro argentino Alan Franco, para dar mais forças ao setor após a saída de Léo para o Vasco.

Diante disso, a dupla entre Arboleda e Alan Franco pode fazer muito sucesso no Morumbi. Ambos são rápidos, físicos e possuem bom passe, e são fortes na bola aérea, como manda o manual de Rogério Ceni.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Fora que o elenco ainda conta com Ferraresi e Diego Costa, que podem facilmente brigar pela vaga de titular. Caso Ceni queira ainda mais força defensiva, o treinador pode repetir o esquema com três zagueiros de origem, liberando os alas Wellington e Igri Vinicius para participarem mais nas construções das jogadas.

Dessa forma, não será nenhuma surpresa se Ceni escalar Arboleda, Alan Franco e Ferraresi (ou Diego Costa) juntos.

 Todavia, mesmo recheado de opções, os comentaristas ainda ignoram o Tricolor, e apontam Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Internacional e Fluminense como as equipes com as melhores zagas do país, durante o programa F90. A tendência é que com o tempo, Arboleda e Alan Franco mostram que deveriam estar nesta lista.

Em meio às dúvidas, cabe a Ceni e aos jogadores mostrarem que os comentaristas estão errados. A esperança é de um São Paulo mais forte para 2023, e que consiga cumprir as missões que fracassou no ano anterior.