São Paulo ainda pode participar de novo campeonato da Fifa
A Fifa divulgou, na última quarta-feira (4), novidades em relação ao novo Mundial de Clubes. A competição tem data marcada para início em 15 de junho de 2025 e término no dia 13 do mês seguinte, nos Estados Unidos. Por hora, Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os clubes brasileiros já garantidos.
A entidade prevê uma receita de US$ 2,5 bilhões (R$ 14 bilhões), e além disso, contará com 12 clubes da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da África e Ásia, além de um da Oceania e outro do país-sede.
Ao todo, serão oito grupos com quatro equipes em cada um. Os dois melhores se classificam às oitavas de final, dando início ao mata-mata. Por sinal, a Fifa divulgou o novo logo do torneio e a música oficial, que será “Freed from Desire”, da italiana Gala Rizzatto.
São Paulo precisa ganhar a Libertadores para se classificar
Ao todo, 30 dos 32 participantes estão definidos. Resta apenas uma vaga da América do Sul e outra do país-sede, ou seja, dos Estados Unidos. A Federação dos EUA ainda não bateu o martelo sobre o time que será indicado.
O São Paulo ainda tem chances de participar do torneio e conquistar o mundo pela quarta vez em sua história (venceu os Mundiais em 1992, 1993 e 2005). Para isso, a equipe comandada pelo técnico Luis Zubeldía deverá vencer a Libertadores da América deste ano.
Isso porque a Conmebol disponibilizou a última vaga via Libertadores nesta temporada, já que não há mais chances do SPFC se classificar pelo ranking geral da entidade sul-americana. O Tricolor enfrentará o Botafogo nas quartas de final, e se passar, encara o vencedor de Flamengo e Peñarol nas semis.