São Paulo acerta em cheio e deve formar “novo Lucas Moura”

Créditos:Reprodução/São Paulo Futebol Clube

Referência mundial nas categorias de base, o São Paulo já revelou grandes craques ao futebol mundial. Os exemplos mais falados são Kaká, Cafu, Militão, Julio Baptista, entre muitos outros.

Talvez a maior referência aos jovens de Cotia atualmente seja Lucas Moura. O jogador saiu da base do Tricolor, jogou mais de uma década em dois clubes de ponta da Europa – Paris Saint-Germain e Tottenham, retornou ao São Paulo e conquistou a Copa do Brasil, título inédito, e a Supercopa Rei.

Visando achar o próximo “Lucas”, o São Paulo resolveu investir ainda mais nas categorias de base de Cotia. O objetivo do clube é aumentar ainda mais a rede de captação de jovens de outros clubes.

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Alexandre Zanquetta, do Blog do São Paulo, o Tricolor contratou Lia Carillo, ex-Vasco, para ser o novo coordenador do departamento de base.“Essa estratégia pode ajudar a renovar o plantel com jovens talentos e manter o São Paulo competitivo nas categorias principais”, comentou.

Tricolor repete estratégia de rival

A estratégia é semelhante a do Palmeiras, que expandiu os horizontes e iniciou a contratação de jovens que defenderam a camisa de outros clubes. O maior exemplo é Estevão, que estava na base do Cruzeiro.

“Ao investir na contratação de jovens promissores de outros clubes a partir do sub-15, o clube espera ampliar o número de revelações no profissional e reduzir a dependência exclusiva dos jogadores que iniciam no sub-11. Essa abordagem pode contribuir para diversificar e fortalecer o elenco com novas promessas do futebol brasileiro”, finalizou Alexandre Zanquetta.