São Paulo acerta a saída de jogador africano

Azeez Olalekan Balogun, conhecido como Azeez, o nigeriano de Cotia, encerrará seu vínculo com o São Paulo ao término de seu contrato em meados de fevereiro de 2024. Após dois anos e poucas oportunidades no Sub-20, o Tricolor teria que efetuar um pagamento para manter o jogador, uma opção que foi descartada.

Ele, assim como outros que obtiveram mais sucesso, contribuiu para abrir caminho na base Tricolor, que agora conta com alguns jogadores estrangeiros. Azeez chegou ao São Paulo aos 18 anos, em dezembro de 2021, sob o comando de Alex. Apesar de ter tido participação limitada, seu contrato de empréstimo foi renovado algumas vezes.

Contudo, ele não conseguiu se consolidar nem com o técnico Juliano Beletti, nem com Menta, o atual comandante do Sub-20. Descoberto em um torneio na Nigéria, o jogador foi observado pelo São Paulo em maio de 2021, quando o clube recebeu um convite para assistir a um torneio de base no país africano, custeado pela organização da competição.

Como veio?

O desempenho impressionante do atacante chamou a atenção, resultando em negociações e sua posterior chegada ao clube. Para adquiri-lo em definitivo, o São Paulo teria que desembolsar um montante fixado em US$ 100 mil (cerca de R$ 492 mil) ao Unique Futbol Academy, clube que o jogador representava na Nigéria quando foi observado pelos olheiros são-paulinos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Na edição deste ano da Copinha, o elenco conta ainda com outros dois jogadores africanos. Faisal e Iba, nascidos em Gana e Senegal, respectivamente, têm sido presenças frequentes nas partidas do Tricolor no tradicional torneio.

Faisal possui um contrato válido até 2025. No caso de Iba Ly, uma renovação está acertada, contudo, isso dependerá do interesse do time principal. Se não houver interesse, ele retornará ao Brasilis e será liberado.