São Paulo acaba ajudando Botafogo a quebrar recorde

Visando se aproximar dos líderes, o São Paulo recebeu o Botafogo nesta quarta-feira (24), pela pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo, que contou com mais de 53 mil pessoas no Morumbis, acabou empatado em 2 a 2. Os gols do Tricolor foram marcados por Lucas Moura e Ferreira, enquanto Tiquinho Soares e Cuiabano balançaram as redes para os cariocas. 

Com os dois gols marcados em cima da equipe comandada pelo técnico Luis Zubeldía, o Botafogo quebrou um recorde histórico. O time do Rio de Janeiro se tornou o primeiro em toda a história do Brasileirão a marcar em todas as 19 partidas do primeiro turbo. 

Entretanto, vale destacar que o Criciúma pode alcançar a mesma marca. Os catarinense marcaram em 17 duelos até agora e têm dois jogos a menos (atrasados por conta da enchentes no Rio Grande do Sul) em relação aos cariocas. 

Comparação com outros times

Desde a mudança para pontos corridos, em 2003, somente três equipes chegaram perto desta marca: Atlético-MG, Cruzeiro e São Paulo. Todos ficaram a uma partida de ostentar o feito.

Em 2021, quando se tornou tricampeão do Brasileiro, o Atlético-MG não marcou gols somente no confronto com o Santos, válido pela sétima rodada. Em 2007, o Cruzeiro deixou de marcar na segunda rodada, diante do Corinthians, que veio a ser rebaixado na mesma temporada.

Por fim, o São Paulo quase atingiu a marca em duas edições distintas do Brasileirão. A primeira delas foi em 2003, quando o formato ainda contava com 46 rodadas e 24 times, com 23 jogos em cada turno. O Tricolor não marcou diante do Internacional, na 23ª rodada. A segunda vez foi em 2014, quando o SPFC foi vice-campeão. Naquele ano, não balançou as redes da Chapecoense, na 11ª rodada.