Revelado o verdadeiro xodó de Zubeldía no São Paulo

Créditos: Rubens Chiri / São Paulo FC

No São Paulo desde abril, o técnico Luis Zubeldía já está adaptado ao clube, à cidade e ao futebol brasileiro. O argentino, que ainda tem futuro indefinido em 2025, precisa mostrar serviço nessa reta final de temporada. Com apenas o Campeonato Brasileiro a ser disputado, ele conta com a ajuda de seu xodó: Jonathan Calleri.

O centroavante argentino é o vice-artilheiro do Tricolor na temporada, com 14 gols, atrás somente de Luciano, com 16, e à frente de Lucas, com 13. Entretanto, o camisa 9 não vive boa fase, já que acumula somente duas bolas na rede em três meses, diante do Nacional-URU e Botafogo, pela Libertadores.

Apesar disso, Calleri jamais perdeu o prestígio com Zubeldía. Ele ainda é titular absoluto da equipe e jamais teve sua posição ameaçada por André Silva. Atuou em todos os últimos seis jogos (menos contra o Cuiabá, por suspensão).

Calleri foi muito elogiado pelo treinador na última terça-feira (5), após a vitória por 3 a 0 diante do Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O argentino novamente passou em branco, mas ganhou ainda mais moral com o treinador.

“O Calleri está fazendo um trabalho espetacular. Não está criando essa situação que necessita, mas está jogando para a equipe. É um jogador que necessita a assistência, a conexão com um cruzamento. Mas hoje é mais importante o trabalho da equipe”, disse o técnico.

Zubeldía valoriza outras qualidades de Calleri

Zubeldía entende a importância dos gols para o centroavante, já que, afinal, nada mais é do que sua função. Contudo, ele aprecia outros aspectos do jogo de Calleri.

“Os gols são importantes, ainda mais para um 9, mas ele joga com consciência tática. Hoje (terça) jogamos contra uma equipe com muitos meio-campistas, então eles têm a posse e te fazem correr para trás, como no segundo tempo. Para poder suportar um jogo deste estilo, precisa que a zona média esteja bem protegida pelos dois atacantes, Luciano e Calleri”, completou Zubeldía.