Rafael tem ano fantástico de estreia pelo São Paulo e supera Rogério Ceni
O São Paulo passou por um período turbulento após a aposentadoria de Rogério Ceni, provavelmente o maior ídolo da história do clube. Diversos goleiros passaram pelo Tricolor, mas nenhum conseguiu se tornar indiscutível como seu antecessor. Na verdade, sequer chegaram perto, e sofreram com muitas críticas da torcida.
Diversos nomes passaram pela titularidade, tais como: Denis, Renan Ribeiro, Sidão, Jean, Thiago Couto, Thiago Volpi, Jandrei, Felipe Alves, entre outros. Destes, o que mais teve sucesso foi Volpi, levantando o Campeonato Paulista em 2021.
Depois de contar com dois arqueiros na temporada passada, o então técnico Rogério Ceni foi atrás de um novo nome para a posição: Rafael. O atleta foi comprado por R$ 5 milhões, e gerou dúvida entre os tricolores, já que ele nunca havia sido titular absoluto em sua carreira. Passou grande tempo amargando a reserva de Cruzeiro e Atlético-MG.]
Entretanto, se tornou titular absoluto do São Paulo, tomando a vaga de Jandrei e Felipe Alves. Foi uma das peças principais da equipe na conquista do título inédito da Copa do Brasil em cima do Flamengo.
Além da conquista de suma importância, Rafael também alcançou um feito histórico pelo Tricolor do Morumbi. Ele se tornou o goleiro com mais jogos sem sofrer gols em uma temporada nos últimos dez anos do clube. A informação foi divulgada pelo perfil SPFC Estatísticas no Twitter.
O atual goleiro do São Paulo não sofreu gols em 27 das 59 partidas neste ano em que atuou. O recorde anterior pertencia a Tiago Volpi, que não tomou gols em 26 partidas no ano de 2021. Em terceiro lugar está Rogério Ceni, com 25, em 2014.