Rafael anuncia aposentadoria no fim de 2024

https://www.pxfuel.com/en/free-photo-xfczf

Depois de uma grande carreira como jogador profissional, Rafael anunciou que iran pendurar chuteiras ao final desta temporada. o lateral-direito do Botafogo anunciou sua decisão nesta terça-feira (9), durante podcast do clube, e garantiu que, mesmo em caso de títulos e conquistas, não mudará de ideia.

“Final do ano eu paro, não vou mudar de ideia. Posso ser campeão, ser o melhor lateral do Brasileiro, que, ainda sim, eu vou parar. As lesões foram muito parte do motivo. Tive crise de ansiedade, muita coisa aconteceu… Em casa mesmo, você começa a ser de um jeito que você não é. Eu estava até perto de parar no final do ano, mas não quero parar desse jeito. Quero jogar e terminar bem, física e mentalmente. É muito difícil, porque essas lesões vão te minando”, disse ao Botafogo PodCast.

O grande motivo pelo qual Rafael irá abandonar os gramados são as lesões recorrentes, algo que vem o acompanhando desde sua contratação pelo Botafogo, realizada em 2021. Em 2023, ficou fora de cerca de oito meses após romper o tendão patelar do joelho direito. Voltou a ser relacionado em março, na segunda partida da semifinal da Taç Rio, diante do Sampapio Corrêa.

“Uma coisa que eu aprendi nas lesões é que muita das vezes você acha que está bem. Mas só que está te afetando, no jeito que você vive, nas coisas que você faz no dia a dia.Porque é o tipo de coisa que você fala ‘não, não vai me afetar’, mas já está te afetando, porque você está diferente, está agindo diferente, muda o seu jeito de ser. Eu reparo quando a Carla (esposa) me fala. Você não repara, não consegue ver. E ainda sim está acontecendo. É o desgaste mental, é inconsciente. Eu decidi, vou parar no final do ano”, continuou o lateral.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Rafael seguirá trabalhando no futebol

Depois de sua aposentação, Rafael ainda não tem total certeza de seu futuro, mas garantiu que deve seguir no meio do futebol. Pode acabar se tornando dirigente, treinador ou até mesmo apresenador dos canais digitais do Botafogo. O jogao teve uma lesão mucular recentemente, e não jogará o duelo contra a LDU, marcado para esta quinta-feira (11), no Equador.

“Vou trabalhar com futebol ainda, quem sabe até aqui com vocês (apresentadores do Botafogo PodCast). Eu já fiz alguns cursos de gestão esportiva. Já pensei em ser técnico, mas a minha esposa fala “vai ficar mais longe de casa do que já fica agora, está maluco”. Então, realmente eu vou deixar a vida me levar, não vou mentir. Vou deixar seguir, vamos ver como vai ser. Graças a Deus, eu falo várias línguas também, o que já ajuda”, finalizou.