Qual o maior ídolo da história do São Paulo?

O São Paulo é um dos maiores clubes do país, com inúmeros títulos em sua história. O Tricolor carrega na sua bagagem as principais conquistas de um clube no continente, a nível nacional e internacional e traz diversas gerações de ídolos ao longo dos anos. 

Vários nomes que conquistaram taças são bem recordados pela torcida. Serginho Chulapa, Raí e Rogério Ceni são alguns destes. Os comandantes das conquistas também são exaltados, como Telê Santana e Muricy Ramalho. O treinador bicampeão da américa e do mundo possui um carinho especial da torcida e por muitos é considerado o maior ídolo do clube. 

O legado de Telê

Telê Santana da Silva, nascido em 26 de julho de 1931, tinha a marca de ser rígido e que não permitia jogadores de brincos e cabelos ousados, não aprovava que seus atletas andassem de carros novos, pois segundo ele, os jogadores deveriam pensar no futuro e economizar seu dinheiro. 

Telê foi chamado de pé frio ao treinar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 e não conquistar o título. Ao chegar no São Paulo em 1990, viu seu time ser vice do Campeonato Brasileiro, onde perdeu a final para o rival Corinthians, o que levantou mais desconfianças sobre sua fama. 

Porém no ano seguinte Telê começou a construir sua história para ser um dos maiores ídolos do Tricolor. Em 1991 foi campeão brasileiro com o clube e a partir disso, conquistou ao todo, mais de 20 títulos diante do Tricolor, sendo duas Libertadores da América e dois Mundial de Clubes em 92 e 93. Até que em 1996, o treinador sofreu um derrame cerebral que o afastou do futebol e 10 anos depois, veio a falecer, deixando o legado de ser um dos maiores treinadores da história do clube e do país. Também ficou conhecido pelo apelido de “mestre”. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Outros ídolos também estão no coração do São paulino, como Rogério Ceni, que conquistou ao todo 18 títulos pelo São Paulo. Entre eles estão as conquistas do Campeonato Paulista, a Libertadores, o Mundial de Clubes de 2005, e o tricampeonato seguido do Brasileiro, em 2006, 2007 e 2008. Como treinador, Ceni venceu a Florida Cup em 2017, porém ainda busca seu primeiro grande título diante do Tricolor, apesar de já ter conquistado outros campeonatos sob o comando do Fortaleza e do Flamengo.