Possíveis penas para Bruno Henrique em suposto caso de manipulação são assustadoras

Créditos: Divulgação / CBF Oficial

Atacante  e ídolo da torcida do Flamengo, Bruno Henrique é alvo de uma investigação da Polícia Federal. Segundo informações divulgadas pelo Globo Esporte, ele é suspeito por ter levado um cartão proposital em um duelo contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, para ajudar pessoas conhecidas em esquemas de apostas.

O atleta diz que não tem conhecimento do suposto esquema e afirma que é inocente. Do outro lado, o Flamengo analisou a situação e, por hora, confirma que há confiança na palavra do jogador. 

Enquanto isso, Bruno Henrique poderá continuar jogando futebol normalmente. Isso porque ele está sendo investigado, ou seja, não foi acusado, indiciado ou condenado pela Justiça Comum. No âmbito esportivo, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) arquivou o caso.

Segundo o Globo Esporte, ainda não há qualquer prazo para a conclusão do caso do jogador. A Polícia Federal apreendeu alguns telefones, inclusive do atacante, além de computadores, que serão analisados para, depois, coletar depoimentos dos investigados.

Quais punições ele pode sofrer?

Tudo varia e depende do tipo de denúncia (caso houver). Caso ele for julgado e condenado, poderá ser preso por dois a seis anos por  “alterar ou falsear o resultado de competição esportiva” e “contribuir para que se fraude o resultado de competição esportiva”, segundo a Lei Geral do Esporte.

Por outro lado, o Código de Ética da Fifa diz que ele pode ser banido do futebol por até três anos. Caso seja condenado, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva deverá aplicar uma multa de até R$ 100 mil com suspensão de até 720 dias.