Polêmica de 2010 vem à tona após Oscar dizer não ao São Paulo outra vez
Um famoso nome do futebol brasileiro está de saída da China, trata-se do meia Oscar. O jogador está de malas prontas e o futuro desperta curiosidade e atenção dos torcedores pelo Brasil, algo que se aplica ao torcedor do São Paulo.
A possível volta de Oscar ao São Paulo movimenta o cenário esportivo, reacendendo uma polêmica que remonta a 2010. O meia, que estava atuando pelo Shanghai Port, da China, é um dos principais alvos de especulação entre os tricolores.
Aos 33 anos, Oscar começou sua trajetória no São Paulo aos 13 anos e passou por apenas quatro clubes na carreira: Internacional, Chelsea, Shanghai Port e o próprio Tricolor. Pela Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2014 e marcou o gol de honra na derrota histórica para a Alemanha, por 7×1.
Polêmica envolvendo processo na justiça movido pelo jogador
A torcida tricolor está dividida quanto à possível contratação. Enquanto alguns veem a chegada de Oscar como um reforço significativo, outros não esqueceram sua saída conturbada, que deixou marcas profundas na história recente do clube. O episódio envolve um processo judicial movido por Oscar em 2009, quando pediu rescisão contratual alegando coação e irregularidades trabalhistas, resultando em sua transferência para o Internacional.
O imbróglio teve início quando Oscar, ainda menor de idade, foi emancipado para assinar um contrato de cinco anos com o São Paulo. A medida, idealizada pelo então presidente Juvenal Juvêncio para proteger a “joia” do clube de assédios externos, acabou sendo questionada judicialmente. O meia alegou que foi pressionado a assinar o contrato, enquanto Juvenal culpava os agentes do jogador pela ruptura.
Oscar não pensa em voltar para o Brasil e diz outro não ao tricolor
Mas, para o torcedor que esperava um retorno do meia, uma recente informação frustra os planos. Em contato com a ESPN, Oscar, informou que questões pessoais o impedem de retornar ao Brasil neste momento. O atleta chegou a iniciar conversas com o São Paulo para um possível retorno em janeiro, mas as negociações não avançaram devido à impossibilidade de sua volta ao país.
O jogador permaneceu na Europa até 2016, período em que foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014. Depois disso, transferiu-se para o futebol chinês, onde permaneceu até o fim de seu vínculo com o Shanghai Port, apesar de diversas sondagens, incluindo do Flamengo, nos últimos anos.
Sem a possibilidade de contar com Oscar, o São Paulo agora busca alternativas para reforçar o meio-campo comandado pelo técnico Luis Zubeldía. Além de um meia armador, o clube prioriza a contratação de dois laterais, um para cada lado do campo. Um dos nomes avaliados é o volante Thiago Mendes, atualmente no Al Rayyan.