Pode comemorar: São Paulo fechou com antigo camisa 10 do Santos

Créditos: Paulo Pinto/saopaulofc.net

Conhecido pelo talento em suas categorias de base, o São Paulo sempre potencializou o crescimento dos jovens de Cotia. Por sinal, o Tricolor conta com uma joia em ascensão, que veio diretamente do rival Santos. Trata-se do jovem Matheus Alves, de 19 anos.

O meia é o atual camisa 10 e um dos principais destaques da equipe sub-20 do São Paulo. O jovem acumula oito gols marcados e mais 13 assistências distribuídas em 40 partidas disputadas na temporada.

Apesar de tamanha esperança no atleta, sua história nem sempre foi assim. Ele iniciou sua trajetória no esporte ainda muito novo, em uma escolinha no bairro de Tumiaru, em São Vicente. Começou a se destacar e passou a defender o Portuários e posteriormente o próprio Santos.

“Ele foi muito bem. No sub-12 que ele estava conosco ainda, ele machucou, ficou um tempo sem jogar, mas logo voltou e era bom demais. Ele tem muito recurso técnico. Um moleque com o recurso que ele tem sai de situação que você não espera. Ele sai de algumas situações dentro do jogo por qualidade técnica dele. Ele passa pelo cara, dribla, abre espaço e já era. Ele é bom de bola”, disse Fabrício Monte, que era técnico de Matheus Alves no futebol de salão do Santos.

Depois do sucesso no futsal, Matheus Alves optou por testar suas habilidades dentro dos gramados. Não conseguiu se destacar em um primeiro momento e foi dispensado. Acabou chamando a atenção do São Paulo.

“É uma história até engraçada. Eu tinha sido dispensado do Santos e continuei jogando futsal. Uma vez, em uma partida contra o próprio São Paulo pelo futsal, o treinador deles ia mudar para o campo no ano seguinte e me convidou para integrar a equipe sub-11 dele na época. Não pensei duas vezes em aceitar o convite e foi ali que iniciei a minha trajetória”, disse Matheus ao Globo Esporte.

Contrato até 2025: SPFC corre para renovar

Desde que assinou com o Tricolor, Matheus Alves defendeu todas as categorias de base de Cotia. Ele tem contrato com o clube até dezembro de 2025, e a tendência é que a diretoria acelere os trâmites para a renovação.

“Foi no futsal que descobri o meu estilo de jogo. Muito improviso e jogadas de toques curtos, fazendo com que eu aproveitasse muito isso ao migrar para o campo. Foi um período importante para mim e no qual até hoje ainda uso recursos dessa época nas partidas”, finalizou.