Perdeu título para um estrelado SPFC e agora a vida lhe deu a chance de treinar Messi
Depois de longas 19 temporadas de absoluto sucesso no futebol europeu vestindo as cores de Barcelona e Paris Saint-Germain, o astro argentino Lionel Messi surpreendeu ao anunciar sua transferência para o então desconhecido Inter Miami, da Major League Soccer (MLS). Por lá, o craque reencontrará um velho conhecido.
Isto porque, durante a última quarta-feira (28), o clube norte-americano acertou a contratação do técnico Gerardo “Tata” Martino, com quem Messi já trabalho tanto no Barcelona quanto na Seleção da Argentina. Ele assume o Inter Miami, clube administrado pelo ex-meia David Beckham, após passagem pela Seleção Mexicana.
Ex-jogador, Tata Martino traz boas recordações para a torcida do São Paulo. Em 1992, ano da primeira conquista do Tricolor na Copa Libertadores da América, ele era volante e capitão do Newell’s Old Boys que acabaria derrotado pelo time do mestre Telê Santana, nos pênaltis, em um Morumbi com mais de 100 mil torcedores.
Naquele 17 de junho de 1992, Martino, então com 29 anos, foi substituído ainda no intervalo e viu, do banco de reservas, o meia Raí anotar o gol são-paulino aos 20 minutos do segundo tempo. Como o clube argentino havia vencido a partida de ida pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênaltis e foi a vez de Zetti brilhar: 3 a 2 para o São Paulo.
Novo técnico de Messi foi campeão pelo Newell’s
Vice-campeão da Copa Libertadores em 1992, Tata Martino encerraria sua carreira como jogador no modesto O’Higgins, do Chile, em 1996. Dois anos depois, ele se aventuraria como treinador. Sua carreira, que se iniciou em clubes menores do futebol argentino, ganharia destaque justamente no Newell’s Old Boys.
Contratado pelo clube em 2012, 20 anos após a histórica final frente ao São Paulo no Morumbi, o técnico levaria o clube ao título do Torneio Final do Campeonato Argentino, levando a melhor sobre o River Plate na grande decisão.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.