Passagem de Mineiro pela Inglaterra foi tão ruim que até hoje falam mal dele
Autor do gol do título do Mundial de Clubes de 2005 pelo São Paulo, o ex-volante Mineiro colocou seu nome na história do Tricolor ao bater o Liverpool por 1 a 0, no Japão. Além do torneio, venceu a Libertadores e o Paulistão do mesmo ano, e o Campeonato Brasileiro de 2006.
Apesar do enorme sucesso no Brasil, não conseguiu repeti-lo em sua passagem pelo Chelsea, da Inglaterra. Foi contratado em 2008 como indicação de Luiz Felipe Scolari, que era o treinador do clube na época, mas não engrenou.
Por sinal, a passagem de Mineiro pelos Blues não é bem lembrada pelos britânicos, já que quando desembarcou em Londres, foi comparado a grandes nomes como Claude Makelele, Michael Essien e Jon Obi Mikel.
“[Mineiro é] bom posicionalmente, um marcador muito bom. Ele é um homem que trabalha para os outros jogadores e também é um bom homem fora de campo. Ele é um jogador de que preciso porque perdi Michael Essien durante seis meses. Tenho um meio-campista como ele, Mikel”, disse Felipão na época.
Péssima passagem no Chelsea e final de carreira na Alemanha
Além do prestígio com o treinador brasileiro, os fãs do Chelsea esperavam mais do atleta, que havia disputado 24 jogos pela Seleção Brasileira. Contudo, ele acabou entrando em campo em apenas duas oportunidades no Chelsea, sendo uma delas como titular.
Saiu do Chelsea na temporada seguinte rumo ao Schalke 04. Todavia, nunca mais recuperou a sua boa forma, parando no TuS Koblenz, da quarta divisão alemã. Encerrou sua carreira em 2012, e desde então, trabalha como treinador de jovens jogadores de futebol em Melbourne, na Austrália.