Onde vai ser a Copa do Mundo de 2034?
Nesta terça-feira (31), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, divulgou de forma oficial que a Arábia Saudita receberá a Copa do Mundo de 2034. Apesar de ainda estar bem longe, o mandatário da entidade confirmou a sede de maneira antecipada através de seu perfil nas redes sociais.
“O maior show da terra será organizado por Canadá, México e Estados Unidos em 2026 – na América do Norte. As próximas duas edições da Copa do Mundo Fifa serão sediadas na África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha) – com três partidas comemorativas disputadas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai) – em 2030 e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034. Três edições, cinco continentes e dez países envolvidos na realização de partidas do torneio. Isso torna o futebol verdadeiramente global”, escreveu Infantino.
Pouco tempo antes do post, a própria Fifa disse que a Arábia Saudita foi o único país que apresentou uma candidatura oficial para ser sede do Mundial de 2034 antes do prazo de inscrições se encerrar.
A maior entidade de futebol do mundo teria feito um convite a países da Ásia e Oceania para apresentarem candidaturas até esta terça. A Arábia Saudita confirmou sua proposta em 4 de outubro.
Após muitas especulações, a Austrália informou que não irá concorrer junto aos árabes, e desistiu de sediar a maior competição de futebol do mundo. Com isso, o Oriente Médio, assim como em 2022, será palco de mais um Mundial.
Arábia Saudita segue crescendo no mundo do futebol
Aos poucos, o país arabe vem se tornando uma das maiores potências de todo o futebol mundial. O fator crucial para isso é o grande aporte financeiro do Governo, que disponibiliza verba para as contratações de grandes craques. Recentemente, Cristiano Ronaldo foi defender as cores do Al-Nassr, Karim Benzema foi contratado pelo Al-Ittihad e Neymar pelo Al-Hilal.