O que esperar do São Paulo no Brasileirão Feminino 2023
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou recentemente a tabela de jogos do Brasileirão Feminino, que começa nesta sexta-feira, 24 de fevereiro. O São Paulo estreia diante do Bahia, no sábado (25), às 16h, em CFA Laudo Natel, em Cotia.
O tricolor ficou nas semifinais na temporada passada, ficando na terceira colocação no final, e passou por uma reformulação para esse ano. O time são paulino busca seu primeiro título na competição. De acordo com as cotações de futebol da Midnite, o time do São Paulo não aparece entre os favoritos para levantar a taça e aparentemente terá dificuldades nesse campeonato.
O Brasileirão Feminino contará com 15 rodadas em sua primeira fase, quando os 16 participantes se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançam às quartas de final – para disputar o mata-mata em confrontos de ida e volta. Já os quatro últimos times na tabela de classificação acabam rebaixados para Série A2. Este ano, o Brasileirão terá uma pausa por conta da Copa do Mundo Feminina – disputada na Austrália e Nova Zelândia, entre julho e agosto. Sendo assim, a competição pausa após as quartas de final e retorna em 26 de agosto para as semifinais. As finais serão nos dias 10 e 17 de setembro.
Os participantes
A tendência é de uma temporada pautada no equilíbrio por parte da maioria dos times. Bahia, Athletico Paranaense, Ceará e Real Ariquemes vinheram da Série A2. Remanescentes de 2022, temos Atlético Mineiro, Avaí Kindermann, Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Real Brasília, Santos e São Paulo.
Veja abaixo os jogos da 1ª rodada:
Rodada 1
24/02, sexta-feira
- 20h- Santos x Flamengo, Vila Belmiro
25/02, sábado
- 11h- Internacional x Atlhetico-PR, SESC Campestre
- 11h- Corinthians x Ceará, Nogueirão
- 16h- São Paulo x Bahia, Marcelo Portugal
- 19h- Cruzeiro x Grêmio, local a definir
26/02, domingo
- 11h- Palmeiras x Real Ariquemes, Allianz Parque
- 15h- Avaí-Kindermann x Real Brasília, local a definir
- 27/02, segunda-feira
- 20h- Atlético-MG x Ferroviária, SESC Alterosas
Como vem o São Paulo?
Comandado pelo técnico Thiago Viana, o São Paulo passa por uma grande reformulação em seu elenco. Essa renovação passa primeiramente no banco de reservas, Thiago assume o lugar de Lucas Piccinato, que comandou a equipe na última temporada e foi dispensado pelo Tricolor.
O treinador terá a missão de fazer o time feminino do São Paulo voltar a conquistar títulos nesta temporada. Em 2022 a equipe teve um desempenho abaixo do esperado e fechou o ano em branco.
Até o momento, o Tricolor anunciou oito reforços, a última foi a meia-campista Vivian, de 25 anos e que estava atuando pelo Real Barasília. Antes da jogadora, chegaram ao Morumbi a volante Kika Brandino, a zagueira Ana Alice, a lateral-esquerda Ariane, a meia Robinha e as atacantes Ariel Godoi e Mariana Santos.
Toda essa reformulação pode gerar um desentrosamento no time neste início de campeonato, por isso, é importante o torcedor ter paciência e apoiar a equipe, principalmente nos jogos em casa.
Expectativas
Mesmo com tantas mudanças no elenco e também no comando técnico, as expectativas em cima do São Paulo são boas, mas aparentemente o time terá dificuldades na competição. O objetivo é fazer uma campanha melhor que em 2022, quando a equipe chegou na semifinal e terminou o Brasileirão na terceira posição.
Para isso, o Tricolor precisa superar seus próprios desafios técnicos e os principais adversários, como Corinthians, atual campeão, Flamengo e Internacional, que hoje estão a frente do São Paulo em questão de nível técnico e organização.
A primeira missão é vencer o Bahia, em casa, e depois ir pensando jogo a jogo, já que são 15 rodadas nesta primeira fase.
Confira a tabela do São Paulo no Brasileirão Feminino
- 1ª rodada: 25/02 – Bahia (C)
- 2ª rodada: 04/03 – Ceará (F)
- 3ª rodada: 12/03 – Cruzeiro (C)
- 4ª rodada: 19/03 – Internacional (C)
- 5ª rodada: 26/03 – Avaí/Kindermann (F)
- 6ª rodada: 01/04 – Real Ariquemes (C)
- 7ª rodada: 14/04 – Atlético-MG (F)
- 8ª rodada: 25/04 – Santos (C)
- 9ª rodada: 29/04 – Palmeiras (F)
- 10ª rodada: 07/05 – Corinthians (C)
- 11ª rodada: Flamengo (F)
- 12ª rodada: Athletico-PR (C)
- 13ª rodada: Ferroviária (F)
- 14ª rodada: Real Brasília (C)
- 15ª rodada: Grêmio (F)