Número de títulos internacionais mostra por que o São Paulo é gigante
Recentemente, o Botafogo conquistou a Libertadores da América pela primeira vez em sua história. No total, o clube carioca, que também é o atual campeão brasileiro, venceu seu segundo título internacional, já que o primeiro foi a Copa Conmebol, em 1993.
Aproveitando o gancho, a Placar realizou um ranking dos clubes brasileiros com o maior número de conquistas internacionais. Sem surpresas, o São Paulo aparece em primeiro lugar. Vale destacar que a pesquisa conta com competições que são reconhecidas pela Fifa e Conmebol.
O Tricolor lidera a lista com 12 conquistas internacionais. Dentre as principais estão três Libertadores da América (1992, 1993 e 2005), além de mais três Mundiais de Clubes (nos mesmos anos), uma Sul-Americana (2012).
Confira todos os títulos detalhados: 3 Libertadores, 1 Sul-Americana, 3 Mundiais de Clubes; 1 Supercopa da Libertadores; 1 Copa Conmebol; 1 Copa Master Conmebol; 2 Recopas Sul-Americana).
Em segundo lugar está o Santos, com oito troféus em sua conta. O clube da Vila Belmiro foi uma potência não só no Brasil, mas também no mundo durante os anos 60, já que contava com nada mais nada menos do que Pelé. Confira os títulos: 3 Libertadores; 2 Mundiais; 1 Copa Conmebol; 1 Recopa Sul-Americana; 1 Supercopa de Campeões Intercontinentais.
Cruzeiro e Flamengo dividem o terceiro e último lugar no pódio. Cada clube acumula sete títulos internacionais. Enquanto os mineiros se destacaram há algumas décadas (Libertadores de 1976 e 1997, por exemplo), os cariocas vivem de glórias no passado recente (Libertadores de 2019 e 2022).
E como ficam Palmeiras e Corinthians
Rivais históricos do São Paulo, Palmeiras e Corinthians ainda estão longe do Tricolor. O Alviverde, que vive, possivelmente, o melhor momento de sua história, acumula cinco conquistas: 3 Libertadores; 1 Recopa Sul-Americana; 1 Copa Mercosul.
Já o Alvinegro, que venceu sua primeira Libertadores em 2012, acumula quatro troféus internacionais: 1 Libertadores; 2 Mundiais; 1 Recopa Sul-Americana.