“Novo” Anderson Silva ganha destaque internacional e luta no UFC neste sábado (9)
Sempre bem representado no UFC, o Brasil torce em conjunto para o mais novo astro do MMA mundial: Carlos Prates. O lutador enfrenta o nortemericano Neil Magny na luta principal do UFC Vegas 100, neste sábado (9), em Las Vegas, nos Estados Unidos. O card tem início às 21h (de Brasília).
Prates, que já foi comparado com Anderson Silva, fará a sua quarta luta no UFC, sendo a primeira dela como principal. Ele ainda está invicto e acumula três vitórias. A primeira foi em fevereiro deste ano, na qual nocauteou Trevin Giles no segundo round.
Posteriormente, venceu Charles Radtke, também por nocaute, desta vez no primeiro round. O trunfo mais recente ocorreu no UFC 305, em 17 de agosto, quando nocauteou o chinês Li Jingliang.
Apelidado de The Nightmare” (pesadelo), o brasileiro disputa a categoria meio-médio, a qual conta com Belal Muhammad como o atual campeão. Ele possui 20 vitórias e seis derrotas, e caso vença Neil Magny neste sábado, poderá entrar no top-10 do ranking do UFC.
Comparação com Anderson Silva
Nascido em agosto de 1993 em Taubaté, interior da capital paulista, Carlos Prates entrou no mundo da luta aos 15 anos, quando começou a praticar muay thai. Foi disputando torneios no país e progredindo aos poucos, até ir morar na Tailândia para melhorar suas habilidades.
Voltou ao Brasil e ao emplacar seis vitórias seguidas na carreira, que dura 12 anos, fez parte da sétima temporada do Dana White’s Contender Series, em 2023, série comandada pelo presidente do UFC, Dana White, em busca de novos talentos para a empresa. Por sinal, o próprio dono do UFC elogiou o basileiro o comparou com Anderson Silva, maior nome do MMA brasileiro.
“Suave. Calmo. Violento. Combinações absolutamente incríveis. Ele pode lutar com qualquer um. Do jeito que ele lutou hoje a noite (contra Mitch Ramirez) me lembra Anderson Silva ‘das antigas’, jovem e no auge”, disse Dana White.