Novidade absurda: São Paulo pode encontrar Messi como rival na Libertadores

Créditos: Agustin Marcarian/Reuters

Visando novas mudanças no esporte, a Conmebol é a favor da entrada de clubes da MLS (Major League Soccer), principal liga dos Estados Unidos, na Libertadores da  América. Além disso, os clubes mexicanos também retornariam à competição. Vale lembrar que eles disputaram o torneio entre 1998 a 2016. 

Desta forma, existe a possibilidade do São Paulo, por exemplo, jogar contra o Inter Miami, equipe que conta com o craque argentino Lionel Messi, além do uruguaio Luis Suárez e dos espanhois Jordi Alba e Sergio Busquets. 

Contudo, existem alguns empecilhos na questão. Um deles é a mudança de formato da Libertadores para colocar os times dos países citados. Por exemplo, o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, fica na costa oeste do país, dificultando a logística de viagens para os clubes sul-americanos. 

A Conmebol observa de perto a possibilidade de, por exemplo, transformar a primeira fase em pontos corridos, no mesmo formato da atual Liga dos Campeões da Europa. Posteriormente, os times se enfrentariam em mata-mata. 

Vale destacar que qualquer alteração na estrutura da Libertadores só deve ser aplicada em prática a partir de 2027. Até 2026, os direitos televisivos e acordos de marketing estão ligados e liquidados no modelo atual. Justamente por isso, nenhuma mudança deve ser realizada até o final do vínculo. 

Brasileiros na Libertadores de 2025