Nova tecnologia pode ser aplicada no Brasileirão 2025 para ajudar o São Paulo

Créditos: Reprodução/CBF

Segundo informações divulgadas pela TV Globo neste domingo (8), o Campeonato Brasileiro de 2025 contará com uma novidade importante. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) aprovou a utilização do impedimento semi-automático para o torneio de pontos corridos.

A tecnologia é utilizada para agilizar as análises de impedimento através do rastreamento óptico dos atletas que estão em campo. A novidade leva menos tempo para a análise de um gol anulado, por exemplo,e já foi utilizada em outros torneios, estreado no Mundial de Clubes de 2022 e na Copa do Mundo do Catar.

O impedimento semi-automático foi aprovado e atualmente é utilizado em campeonatos como a Premier League (primeira divisão inglesa) e La Liga (primeira divisão espanhola). Vem rendendo diversos elogios dos torcedores pela diminuição de erros nas marcações.

O sistema de rastreamento leva em consideração as posições reais dos jogadores no gramado, criando uma linha virtual mais precisa em relação ao VAR. Os árbitros possuem acesso a diversas informações e gráficos que reduzem os erros humanos.

Tecnologia foi utilizada na final da Libertadores

Por sinal, dois clubes brasileiros já estão familiarizados com a mudança. Isso porque o impedimento semi-automático foi utilizado na final da Libertadores da América deste ano, disputada entre Botafogo e Atlético-MG. A decisão foi elogiada por Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro e atual comentarista dos canais ESPN.

“A grande novidade dessa decisão, que a Conmebol investiu, é o impedimento semiautomático, em que o árbitro toma a decisão muito mais rapidamente, tem gráficos que são expostos no telão do estádio, e a televisão mostra tudo. Por um centímetro, impedimento, imagem 3D, não deixa dúvida nenhuma. Parabéns para a Conmebol por essa decisão”, disse Simon.