Nesta terça (12/11): São Paulo conhecerá grupos de competição que inicia só em 2025

Créditos: Rubens Chiri/São Paulo

A atual temporada ainda não acabou, mas o São Paulo está prestes a descobrir seus primeiros compromissos de 2025. Na noite desta terça-feira (12), a Federação Paulista de Futebol irá definir, por meio de sorteio, os grupos da próxima edição do Campeonato Paulista. O evento correrá no Salão Nobre do Pacaembu, às 19h (Horário de Brasília).

Em um primeiro momento, a FPF irá se reunir com os 16 clubes que brigarão pelo título estadual para definir o sistema da competição. É válido destacar que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, concedeu entrevista para afirmar que todos as competições estaduais devem ser iniciadas na primeira semana de janeiro.

Promovendo uma competição democrática, os 16 planteis serão separados em quatro potes, com quatro equipes cada. No primeiro, estarão todos os quatro times que mais venceram o Paulistão. Sendo assim, PalmeirasSantos, São Paulo e Corinthians serão cabeças de chave. Confira abaixo as segregações:

  • Pote 1: Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians
  • Pote 2: RB Bragantino, Novorizontino, Inter de Limeira e Ponte Preta
  • Pote 3: Portuguesa, Água Santa, São Bernardo e Mirassol
  • Pote 4: Botafogo-SP, Guarani, Velo Clube e Noroeste

São Paulo é contra calendário da CBF

Devido à disputa de quatro clubes da Série A no Super Mundial de Clubes 2025, marcado para junho, nos Estados Unidos, a CBF decidiu alterar o calendário das competições nacionais. A entidade máxima do futebol brasileiro definiu a antecipação dos estaduais, uma pausa de um mês no segundo semestre da próxima temporada e o término do Brasileirão somente no dia 21 de dezembro.

Como resposta à mudança em cima da hora feita pelos dirigentes da confederação, o presidente do São Paulo, Julio Casares, externou sua irritação. De acordo com o mandatário tricolor, somente os clubes que estarão no Super Mundial (Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG) serão beneficiados.

“Estou bastante preocupado com a possibilidade de os estaduais começarem no dia 8. Essa discussão teria de ser feita antes, não agora que estamos tão próximos do fim do ano. Todas essas mudanças podem afetar até a integridade dos atletas, que não teriam tempo suficiente para fazer uma pré-temporada de acordo com as necessidades e imposições de nosso calendário”, avaliou ele.