Nelson Piquet na verdade tem 5 títulos da F1, mas a imprensa diz que ele ganhou só 3
Considerado um dos maiores pilotos da história do Brasil, Nelson Piquet é tricampeão mundial da Fórmula 1. O ícone do automobilismo levantou os troféus das temporadas de 1981, 1983 e 1987. Apesar disso, Piquet começou mais dois “triunfos” importantes em sua carreira.
É fato que o brasileiro venceu três títulos mundiais de pilotos, entretanto, a grande maioria das pessoas acaba esquecendo da disputa de construtores. Em suma, é óbvio que as conquistas individuais ganham mais valor em um esporte com o automobilismo, mas as vitórias coletivas também contam.
Contando os campeonatos de construtores, Piquet acumula cinco títulos na Fórmula 1. Por sinal, em duas delas, o brasileiro sequer contava com o melhor carro, conquista de tamanha dificuldade no esporte.
Títulos de Piquet
O primeiro título do mundial de pilotos de Piquet foi em 1981, quando defendia a Brabham. O troféu foi carimbado na última corrida do ano, em Las Vegas. Apesar do carro não ser o melhor do grid, o ex-piloto superou o favorito Carlos Reutemann. Em relação às equipes, a Williams somou 95 pontos contra 61 da Brabham.
Em 1983, seu carro também não era considerado o melhor das pistas. A habilidade de Nelson foi colocada em jogo mais uma vez pela Brabham, competindo curva a curva com as Renaults de Alain Prost e Eddie Cheever e a Ferrari de René Arnoux e Patrick Tambay. O título veio novamente na última corrida do ano, desta vez na África do Sul. No título de construtores, a equipe ficou em terceiro lugar.
Em 1986, o mundial de pilotos foi vencido por Alain Prost, que defendia a McLaren. Entretanto, mesmo com tamanha força da equipe, o título de construtores foi para a Williams, que contava com Piquet e Nigel Mansell por 141 contra 96 pontos.
Em 1987, Nelson Piquet conquistou o tricampeonato. Após o acidente de Mansell nos treinos do GP do Japão, o brasleiro teve passe livre para levantar o caneco. No que diz respeito aos construtores, a Williams mostrou sua superioridade e venceu a McLaren por 137 a 76.