Na lanterna: rival paulista do São Paulo conquista feito negativo e bem raro

Créditos: Reprodução/CBF

Rival estadual do São Paulo, o Guarani vive um dos piores momentos de sua história recente. A equipe de Campinas ocupa a última posição da Série B do Brasileirão há 28 rodadas seguidas, podendo bater um recorde negativo em breve. 

De acordo com informações divulgadas pelo Globo Esporte, somente uma equipe ficou todas as rodadas na zona do rebaixamento: o Boa Esporte, em 2018. A equipe de Minas Gerais pontuou somente na sexta rodada, e a primeira vitória aconteceu na rodada seguinte. Acabou indo para a lanterna e ficou até o fim do torneio.

Em relação ao maior número de rodadas em último lugar, o time mineiro perdeu para o Duque de Caxias de 2011 e do ABC de 2023. Ambos passaram 37 e 36 rodadas na lanterna, contra 32 do Boa Esporte.

Voltando ao Guarani, a equipe pode acabar fechando a rodada 35 com uma diferença de nove pontos para o primeiro time fora do Z-4. Ou seja, o clube de Campinas espera praticamente um milagre para se salvar. 

Depois da derrota por 2 a 0 para o Goiás no último duelo, o próprio goleiro Pegorari admitiu que o rebaixamento deve acontecer. Mesmo assim, o técnico Allan Aal destacou que o time deve lutar até o fim para “honrar a camisa”.

Diante da dificuldade em evitar a queda à Série C, o Guarani tem três partidas para não ficar na última colocação e igualar o feito do Boa Esporte em 2018.

Times com mais rodadas na lanterna da Série B

*Dados do Globo Esporte

  • Duque de Caxias 2011: 37 rodadas
  • ABC 2023: 36 rodadas
  • Boa Esporte 2018: 32 rodadas
  • CRB 2008: 30 rodadas
  • Guarani 2024: 29 rodadas (campeonato em andamento)