Miranda revela os 2 melhores zagueiros do Brasil
Um dos melhores zagueiros brasileiros dos últimos anos, Miranda é considerado um mestre na defesa, tendo prestígio em qualquer clube em que atuou, principalmente no São Paulo, onde é um dos maiores ídolos recentes.
Aos 39 anos de idade, ele anunciou sua aposentadoria no final da temporada passada. Ele já era reserva da equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni, e decidiu pendurar as chuteiras vestindo o manto em que foi mais vitorioso em sua carreira.
Apesar de estar longe dos gramados, se engana quem pensa que o ex-jogador não acompanha mais o esporte. Nas partidas decisivas da Copa do Brasil, por exemplo, ele marcou presença no vestiário do São Paulo após a vitória. Além disso, ele se mostra atento no que acontece no futebol brasileiro.
Em uma entrevista à ESPN ainda em março deste ano, ele foi questionado sobre quais seriam os melhores zagueiros do país. Sem hesitar, o ídolo tricolor mencionou dois nomes: Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, e Rodrigo Caio, do Flamengo.
Carreira de Miranda
Contratado do Sochaux, da França, Miranda fez história no São Paulo. Venceu três vezes o Campeonato Brasileiro (2006,2007 e 2008), garantindo uma vaga na Seleção Brasileira e também no Atlético de Madrid, da Espanha.
Jogou por lá de 2011 a 2015, sendo campeão do Campeonato Espanhol e da Europa League, além do segundo lugar na Liga dos Campeões da Europa. Também defendeu a Inter de Milão, da Itália, e o Jiangsu Suning, da China.
Pela Seleção Brasileira, acumula 58 partidas e três gols marcados. Foi titular na Copa do Mundo de 2018, e campeão da Copa América um ano depois. Pelo São Paulo, clube em que mais atuou, disputou 342 partidas, marcando 12 gols. Voltou ao Morumbi em 2021 e levantou o Campeonato Paulista, dando fim ao jejum incômodo sem títulos que durava desde 2012.