Ministra envolvida em confusão com o São Paulo aciona Ministério da Justiça após sofrer ameaças
A grande final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo, que definiu o inédito título do torneio ao Tricolor, contou com uma confusão e tanto envolvendo um dos Ministérios do Governo Lula. Assessora de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, Marcelle Decothé da Silva foi demitida do cargo após debochar e ofender a torcida são-paulina.
Presente no Estádio do Morumbi, Marcelle escreveu nas redes sociais: “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade… pior de tudo pauliste”. Exonerada de sua posição de assessora especial de assuntos estratégicos do ministério, ela é uma das razões para Anielle Franco pedir proteção pessoal e escolta para o Ministério da Justiça.
Segundo informações do jornal O Povo, a ministra acionou a pasta depois de receber ameaças nas redes sociais e no e-mail institucional desde o episódio da viagem de Brasília para São Paulo no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para assinar ato contra o racismo no esporte. As ameaças ocorreram majoritariamente nos dias 26 e 28.
“Os textos dos ataques envolvem xingamentos, ameaças à vida, tentativas de intimidação, prática de racismo e foram reunidos em formato de dossiê contendo os perfis, dias e horas dos envios e postagens, para que municiem a investigação e posterior responsabilização dos autores”, disse o Ministério da Igualdade Racial em nota oficial.
A pasta ainda divulgou trechos de mensagem que foram enviadas para a ministra: “Piranha. Tomara q tenha o msm fim da irmã. Aqui é São Paulo sua vaca suja”, disse um dos ameaçadores em clara referência a Marielle Franco, ex-vereadora assassinada no Rio de Janeiro, irmã de Anielle. “Macaca mamadora do magnífico ex-presidiário, preta lixo”, afirmou outro.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.