Maiores títulos conquistados pelo São Paulo Futebol Clube

Créditos: Staff Images/CONMEBOL

Único brasileiro tricampeão do mundo, o São Paulo Futebol Clube se postula entre as maiores instituições de futebol não só do país, mas também da América do Sul e de todo o mundo. Como se não bastasse a extensa galeria de troféus, o Tricolor do Morumbi jamais foi rebaixado, algo que os torcedores comemoram ano após ano.

Oficialmente fundado em 1930, o SPFC acumula uma longa história no futebol. Em menos de 100 anos de existência, o Tricolor acumula todos os títulos possíveis disputados. Viveu um período de glórias na década de 40, tendo Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, como a grande referência.

Além do primeiro título paulista em 1931, o São Paulo levantou o troféu em 1943, 1945, 1946, 1948 e 49. Depois de um tempo sem grandes conquistas devido a construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbis, o Tricolor voltou a alcançar o topo do país.

Em 1977, o São Paulo levantou seu primeiro Campeonato Brasileiro, e viu, nos anos seguintes, à crescente dos “Menudos do Morumbi”, do técnico Cilinho, com mais um título em 1986. O terceiro troféu veio em 1991, já sob o comando do eterno Telê Santana, um dos maiores ídolos da história do clube.

Telê não pararia naquele campeonato nacional e veio a se tornar uma lenda viva. O São Paulo venceu duas Libertadores da América (1992 e 1993) e dois Mundiais Interclubes (nos mesmos anos). Nas finais intercontinentais, o Tricolor bateu nada mais ninguém menos do que o Barcelona, comandado por Johan Cruyff, e o Milan, de Fabio Capello.

Entre os anos 80 e 90, diversos nomes de peso passaram pelo clube, tais como: Waldir Peres, Zetti, Oscar, Müller, Cafu, Careca, Falcão, Leonardo, Raí, entre outros. Justamente na década de 90, surgiu um goleiro que mais tarde se tornaria o maior ídolo (para muitos) da história do SPFC: Rogério Ceni.

Anos recentes

Depois de uma década sem brilho, o São Paulo voltou aos holofotes em 2005, quando venceu o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes. Nos três anos seguintes (2006, 2007 e 2008), levantou o Campeonato Brasileiro, criando uma hegemonia absoluta.

Em 2012, O Mais Querido venceu a Copa Sul-Americana pela primeira e única vez em sua história, ao bater o Tigres-ARG na decisão. Depois de um longo período de jejum, o São Paulo voltou a levantar o troféu em 2021, com o Campeonato Paulista. Em 2023, a equipe de Dorival Júnior conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história, e em 2024, a Supercopa Rei.