Luto: falece ex-jogador do São Paulo e campeão pela Seleção Brasileira

Morreu nesta sexta-feira (7) André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, por conta de complicações no pulmão em decorrência de uma reação ao tratamento de quimioterapia. Ele tinha 59 anos e estava tratando de um câncer no sistema linfático. 

O velório do campeão olímpico de vôlei em 1992 acontecerá no Memorial Gurarapes, em Recife, cidade na qual ele nasceu. A data e horário ainda não foram confirmadas oficialmente. O São Paulo, clube que o Pampa chegou a defender, postou uma homenagem em suas redes sociais.

“O São Paulo FC lamenta o falecimento de André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, aos 59 anos. Campeão olímpico de vôlei em 1992, Pampa defendeu a camisa são-paulina e foi diretor técnico na década de 90. Desejamos força e conforto aos familiares, amigos e fãs”, divulgou o SPFC.

A primeira Olimpíada na carreira do ex-atleta foi em 1988, na cidade de Seul, na Coreia do Sul. Foi campeão em Barcelona, quatro anos depois. Apesar de ter sido reserva, era um jogador que entrava bastante nas partidas, sendo decisivo em alguns dos duelos mais equilibrados daquele torneio.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Defendeu diversos clubes do Brasil e também de fora, como o Palmeiras e Suzano, além da Lazio e Napoli, da Itália. Foi para a Ásia jogar no Nec/Osaka, do Japão, além de se eternizar na Seleção Brasileira

Pampa optou por entrar na polícia depois de anunciar aposentadoria. Apesar disso, jamais deixou a paixão pelo esporte de lado, e trabalhou como Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP) entre 2007 e 2010 e Secretário de Esportes de Campos (RJ) entre 2013 e 2015. Também ocupou cargos no Ministério do Esporte entre 2000 e 2002 foi o Superintendente Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.