Crédito: Reuters
Sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton construiu uma forte conexão com o Brasil, especialmente após anos competindo em Interlagos, um dos circuitos mais icônicos do automobilismo. Apesar de sua proximidade com o país e da idolatria por Ayrton Senna, o piloto nasceu em Stevenage, uma cidade próxima a Londres, na Inglaterra.
Em novembro de 2022, Lewis Hamilton foi oficialmente reconhecido como cidadão honorário brasileiro. A homenagem foi realizada durante uma sessão solene na Câmara dos Deputados, onde o piloto expressou sua emoção:
“É uma grande honra receber este título. Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, sempre amei o Brasil.”
O projeto foi proposto pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), que destacou as demonstrações de carinho de Hamilton pelo país, como o uso de um capacete em homenagem a Senna e o desfile com a bandeira brasileira após vencer o GP de Interlagos em 2021.
O texto do projeto também ressaltou o potencial da homenagem para promover a união nacional:
“Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional. Nesse sentido, sugerimos prestar uma homenagem ao piloto britânico, concedendo-lhe o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil.”
A importância do Brasil na carreira de Hamilton
Durante a cerimônia, Hamilton destacou a relação especial que tem com o país:
“Este país lindo e a energia tão profunda são partes significativas da minha história. Ganhei meu primeiro campeonato mundial aqui.”
De acordo com Lilian Ferro, CEO de uma consultoria especializada em cidadanias, a cidadania honorária é uma forma simbólica de reconhecimento, concedida a pessoas que contribuem ou têm um significado especial para uma cidade ou país. Embora o título permita uma relação especial com o local, ele não confere direitos ou deveres, como o direito ao voto.
Dessa forma, o título de cidadão honorário do Brasil concedido a Hamilton é uma homenagem a sua conexão única com o país e ao impacto positivo que ele exerce dentro e fora das pistas.
Mais títulos para o Brasil?
Se você está pensando se os 7 títulos conquistados por Hamilton passam a ser pelo Brasil, saiba que está confirmado que isso não vai acontecer. Os títulos do piloto conquistados em 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020 seguem como profissional da Grã-Bretanha.
Sendo assim, o Brasil segue com oito títulos mundiais ao longo da história: dois de Emerson Fittipaldi (1972 e 1974), três de Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987) e três de Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991).