Julgamento de suposto doping de Gabigol volta a ser assunto nesta terça (12)

Créditos: Reprodução/Flamengo

Autor de dois gols nas finais da Copa do Brasil deste ano, o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, irá se despedir do Flamengo. Após o título da competição, o jogador confirmou sua saída do clube no qual é ídolo. Segundo informações divulgadas pelo Globo Esporte, ele já tem um acerto para defender o Cruzeiro por quatro temporadas. 

Entretanto, o atleta ainda tem que lutar contra o caso em andamento do doping, que aconteceu neste ano. Apesar de ter chegado a um acordo, ambas as partes (clube e jogador) ainda não assinaram o contrato. O Cruzeiro trata a situação com cautela segundo o GE.

A tendência é que o julgamento do recurso da defesa de Gabigol seja marcado para 2025.  O Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) havia suspendido o atacante por dois anos, com início em abril de 2023. Por hora, Gabigol vinha atuando por um efeito suspensivo, e agora espera o recurso no Tribunal da Fifa. 

Relembre o caso

Gabriel Barbosa foi acusado de dificultar a coleta do exame antidoping surpresa no CT do Flamengo, em 8 de abril de 2023. Apesar do exame ter dado negativo, o artigo do Código Brasileiro Antidopagem diz que a atitude do jogador se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

De acordo com o Globo Esporte, Gabigol teria ignorado a presença de quem iria coletar o exame, pegou o vaso coletor sem aviso, se irritou quando viu que um dos oficiais do exame o acompanhou até o banheiro e entregou o vaso aberto, contra a indicação do procedimento.