Julgamento de Robinho será transmitido no YouTube pra todo mundo ver

Condenado a nove anos de prisão pela Justiça da Itália pelo crime de violência sexual de grupo, o ex-atacante Robinho será uma das pautas da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) neste mês. No próximo dia 20, o ídolo do Santos passará por julgamento para saber se terá de cumprir a pena no Brasil.

Desde a sentença no país europeu, Robinho vive normalmente no litoral paulista, já que o Brasil não extradita seus cidadãos. Coube para a Justiça italiana encontrar uma saída para o caso: um pedido para que ele cumpra a pena em território nacional. O parecer inicial do Ministério Público Federal concordou com a solicitação.

Ainda em 2023, o órgão disse que a petição italiana “respeita tanto a Constituição Federal quanto o compromisso de repressão da criminalidade e de cooperação jurídica do país”. Agora, o processo será julgado por 15 dos 33 ministros com maior tempo de atuação no tribunal e que formam a chamada Corte Especial do STJ.

De acordo com o Estadão, o julgamento de Robinho será aberto à imprensa e contará com transmissão ao vivo através do canal do STJ no Youtube. A prática se tornou comum nos últimos anos e nada tem de especial quanto a fama do ex-jogador.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Condenação de Daniel Alves pôs pressão?

Em entrevista para o Estadão, a advogada criminalista Beatriz Alaia Colin opinou que a condenação do ex-lateral Daniel Alves a quatro anos e seis meses por agressão sexual na Espanha tenha contribuido para acelerar o julgamento de Robinho no STJ.

“É bem possível que os fatores midiáticos e sociais tenham acelerado a marcação do julgamento de Robinho. Isso não é novidade. A Lava Jato mostrou muito isso, o quanto fatores midiáticos interferem na celeridade do processo”, disse a advogada.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.