Juiz que cometeu gafe contra o Santos comanda Tricolor x Católica

O Tricolor enfim voltará a atuar pela Copa Sul-Americana. Após mais de um mês da sua última partida pela fase de grupos (vitória por 3 a 1 sobre o Jorge Wilstermann), o São Paulo enfrenta a Universidad Católica, do Chile, nesta quinta-feira (30), às 21h30 horário de Brasília. O confronto, que é válido pela oitavas de final do torneio, será comandado por um árbitro bastante conhecido dos times paulistas e que cometeu uma gafe das grandes contra o Santos há um ano.

O uruguaio Christian Ferreyra, árbitro FIFA, apita a partida realizada no estádio Nacional Julio Martínez, na capital chilena. Na Copa Libertadores de 2021, Christian foi responsável pela partida entre Santos e Boca Juniors pela fase de grupos e provocou a ira do então técnico santista Fernando Diniz ao dar um cartão errado para a equipe brasileira.

Depois de Kaio Jorge cometer uma falta, o juiz deu amarelo para Lucas Braga. A confusão causou revolta no banco do Santos e gerou uma forte discussão com o treinador Miguel Ángel Russo, na época comandando o Boca. Ainda na mesma partida, o Santos reclamou de um pênalti não marcado, após um toque de mão de um jogador da equipe argentina na área.

Nesta temporada, o uruguaio já esteve nos jogos entre Boca Junior x Corinthians, pela Libertadores, e Ceará x Independiente, pela Sul-Americana. E não será a primeira vez que Christian Ferreyra apita uma partida do São Paulo. Em 2016, o árbitro esteve na vitória Tricolor por 1 a 0 sobre o Universidad César Vallejo, pela Libertadores.

Tricolor tem ampla vantagem sobre a Católica

Após se classificar no grupo composto por Everton, Ayacucho e Jorge Wilstermann com cinco vitórias e um empate, o São Paulo volta a reencontrar um adversário que lhe traz ótimas recordações. Foi contra a Universidad Católica que o Tricolor conquistou o bicampeonato de forma consecutiva da Copa Libertadores, em 1993. O retrospecto contra os chilenos é extremamente favorável ao São Paulo: em oito confrontos, quatro vitórias brasileiras, três empates e apenas uma derrota.

O São Paulo também passou pela Universidad Católica nas duas vezes que encontrou a equipe chilena pela Copa Sul-Americana. Em 2012, ano do título Tricolor no torneio, dois empates deram a classificação para o São Paulo. Um ano depois, o Tricolor conseguiu uma vitória heroica por 4 a 3 no Chile, com show do então goleiro e hoje técnico Rogério Ceni, e passou para as quartas de final do campeonato.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino e siga o melhor site sobre o Tricolor no Instagram.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.