Juiz de Fluminense x São Paulo é punido pelo STJD

Créditos: Reprodução / São Paulo Futebol Clube

O árbitro Paulo César Zanovelli, responsável por apitar o duelo entre Fluminense e São Paulo, no dia 1° de setembro, no Maracanã, foi suspenso por decisão unânime da 5ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Ele ficará afastado por 15 dias.

A punição acabou sendo mais leve do que o possível, uma vez que ele é um réu primário. Vale lembrar que, no final das contas, Zanovelli poderia receber uma pena de até seis meses sem poder atuar no campo.

O caso repercutiu muito na mídia. Isso porque o gol do Fluminense teria iniciado após uma cobrança de falta não existente. Apesar do assistente assinalar a infração, Zanovelli não marcou nada. Desta forma, Thiago Silva colocou a mão na bola para bater a suposta falta, e o gol saiu na mesma jogada.

Desta forma, ele ficará 15 dias sem poder apitar partidas válidas pelas competições nacionais. Ele já estava escalado para a partida entre Paraguai e Equador, que acontece na próxima quinta-feira (10), pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. 

Zanovelli alega erro de comunicação

Zanovelli, como esperado, esteve presente no julgamento. Para se defender, ele afirmou que houve uma falha de comunicação durante a partida, que terminou com uma vitória do Fluminense por 2 a 0, pelo Brasileirão

“Não houve falha (da regra), mas eu poderia ter melhorado minha comunicação, ela é para todos. Eu deveria ter dito: “Eu autorizei”. Teve falha de comunicação. Às vezes a gente está correndo, tem a adrenalina, a palavra pode faltar. Mas eu não poderia deixar de correr com o que é justo. O senso de Justiça eu não poderia negar”, declarou o árbitro do jogo.