Juiz brasileiro é escolhido para apitar final do futebol masculino nas Olimpíadas

Atual bicampeão olímpico no futebol masculino, o Brasil falhou ao não conseguir uma esperada vaga para os Jogos de Paris ao ser superado por Argentina e Paraguai na disputa do Pré-Olímpico. Mas engana-se quem pensa que o país não marcará presença na decisão do torneio que apresentará o duelo entre França e Espanha.

Pela primeira vez na história, um árbitro brasileiro será o responsável por comandar uma final olímpica. O catarinense Ramon Abatti Abel, de 34 anos, foi escolhido pela Fifa para apitar a decisão. Ele será auxiliado por Rafael Alves e Guilherme Camilo. A partida será neste sábado (10), às 13h (de Brasília), no Parque dos Príncipes.

O trio brasileiro já atuou junto em outras duas oportunidades nos Jogos: Marrocos 3 x 0 Iraque pelo torneio masculino e Estados Unidos 3 x 0 Zâmbia pelo feminino. Entrando para o quadro da Fifa no último ano, Ramon Abatti Abel tem trilhado o caminho para se tornar um dos árbitros sul-americanos na próxima Copa do Mundo.

Em campo, franceses e espanhóis lutarão pelo bicampeonato para empatarem com Brasil, Uruguai, Argentina e União Soviética em número de conquistas. A anfitriã França foi campeã em Los Angeles 1984 e a Espanha conquistou o ouro em Barcelona 1992. Hungria e Grã-Bretanha são os maiores vencedores com três ouros cada.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.