John Textor quer barrar time de Rogério Ceni

Dono da SAF do Botafogo, John Textor se tornou um símbolo do futebol brasleiro. O norte-americano vem movendo uma ação que denuncia um suposto esquema de manipulação dos resultados no futebol brasileiro. Amado por uns e odiado por outros, o empresário concedeu uma entrevista recente ao Globo Esporte.

Nela, comentou sobre diversos aspectos do futebol nacional e também do europeu. Vale lembrar que ele é presidente da Eagle Football, e acionista majoritário do Botafogo, Lyon (França), RWC Molenbeek FC (Bélgica) e Crystal Palace (Inglaterra).

Na entrevista, Textor citou um fator importante que deveria ser implementado no futebol brasileiro: um teto salarial de gastos.  O norte-americano explicou que, na sua visão, a mudança seria benéfica, uma vez que daria a oportunidade de outros clubes disputarem torneios importantes. 

“Se queremos paridade, deveríamos fazer um teto salarial. A NBA, a NFL fazem isso funcionar muito bem. É por isso que Cleveland consegue ganhar um campeonato e Nova York não. Toda cidade pequena na NBA tem chance de vencer um campeonato se for um clube bem gerido e tomar boas decisões. Isso é fair play financeiro.Em que o Coritiba tem uma chance de vencer o Flamengo. Competitivamente, sendo esperto, desenvolvendo jogadores, competindo bem, contratando o treinador certo”, argumentou.

Em seguida, Textor fez um alerta ao futebol brasileiro. Para o empresário, o fair play deve ser implementado o mais rápido possível. Isso porque clubes com grande aporte financeiro podem ganhar vantagem em breve, como o Bahia, que teve sua SAF comprada pelo Grupo City.

“Se você fizer isso ou nada, e esse é meu aviso para Corinthians, Palmeiras, Flamengo… Se não fizermos algo, vamos acordar daqui a 70 anos, sob a atual estrutura administrativa, com as pessoas que estão aqui hoje, o Bahia vai ganhar o Campeonato Brasileiro em 17 de cada 20 anos”, iniciou.

Textor teme hegemonia do Bahia no futebol brasileiro

Depois de se livrar do rebaixamento na temporada passada, o Bahia investiu pesado em novas contratações para montar uma equipe competitiva. O técnico Rogério Ceni vem conseguindo extrair um bom futebol do time, não é À toa que o Tricolor de Salvador é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro.

“Mas o fato é que o Brasil trouxe dinheiro do petróleo para casa. Se não fizermos algo agora sobre um teto salarial, o Bahia vai comer nosso almoço. Aquela cidade maravilhosa [Salvador], ótimo hotel, ótima comida, perfeita. Eles vão ganhar todos os campeonatos por 20 anos consecutivos. Lamento dizer isso para os torcedores do Flamengo aí fora. Esqueçam, acabou, acabou. Precisamos consertar isso agora. A Liga tem que ser feita agora, o teto salarial também”, concluiu Textor.