Índia pode nunca jogar a Copa do Mundo

Apontado como o país mais populoso do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia jamais disputou a Copa do Mundo da FIFA, torneio que teve sua primeira edição em 1930. Sem forte tradição dentro do futebol, o país asiático tem como suas grandes “conquistas” no esporte as quatro classificações para a Copa da Ásia.

E, ao que tudo indica, jamais disputará a Copa do Mundo mesmo com o aumento de classificados já anunciados pela entidade que rege o esporte mais popular do planeta. Isto porque, de forma curiosa, a Índia busca trocar seu nome para Bharat por interferência de seu atual primeiro-ministro Narendra Modi.

Recebendo o encontro dos líderes dos países que compõem o G20, o grupo de maiores economias do mundo, a Índia optou por colocar seu mais nome codinome nos convites para o jantar entre os chefes de Estado. Tal mudança pode sim se tornar, no futuro, algo definitivo.

Os defensores da mudança afirmam que a palavra Índia foi uma imposição dos britânicos, que colonizaram o país por cerca de 200 anos, até a independência, em 1947. O partido de Modi, o BJP, já tem realizado mudanças nos nomes de lugares em cidades onde está no poder.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Índia quase disputou a Copa do Mundo de 1950

Sem nunca ter disputado uma Copa do Mundo da FIFA, a Índia já esteve bem perto de entrar em campo em um mundial. E, curiosamente, seria no Brasil. Em 1950, o país conquistou a classificação para o torneio após as desistências de Indonésia, Myanmar e Filipinas.

A Federação, no entanto, não tinha conhecimento da importância da competição e alegou problemas financeiros para realizar a viagem até o continente sul-americano. Mesmo com a FIFA se comprometendo a pagar as despesas, a Índia voltou a negar o convite por conta da falta de treinamentos de sua seleção na época.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.