Grêmio paralisa negociação com lateral-esquerdo e São Paulo comemora

Crédito: Marcos Ribolli/GE

O mercadão da bola está começando a esquentar e uma nova notícia surge diretamente de Porto Alegre, podendo ser uma boa para o São Paulo. A negociação entre o Grêmio e o lateral-esquerdo Marlon está temporariamente suspensa a pedido do clube.

Em conversa com o staff do jogador, o Tricolor de Porto Alegre solicitou que a definição sobre o novo treinador fosse feita antes de avançar nas tratativas para a transferência. Vale destacar que o time ainda está sem comandante desde a saída de Renato Gaúcho.

Negociação do jogador com o Grêmio

Os primeiros contatos foram positivos, com o jogador de 27 anos demonstrando interesse em vestir a camisa do Grêmio na próxima temporada. No entanto, ainda não foram definidos os valores salariais nem a liberação do Cruzeiro, com quem Marlon tem contrato até o final de 2026.

Em relação a esse ponto, há confiança de que o lateral consiga uma saída amigável, já que chegou ao clube mineiro gratuitamente em março de 2023, após rescindir com o Ankaragücü, da Turquia, alegando que a família estava assustada com o terremoto que atingiu o país e desejava retornar ao Brasil. O processo só avançará após o anúncio oficial do novo técnico do Grêmio.

Embora tenha acatado o pedido dos dirigentes gremistas, o staff de Marlon pediu que a situação seja resolvida antes do fim do ano, pois o jogador recebeu outras propostas. Em contato com a reportagem do portal Zero Hora, o Cruzeiro expressou confiança na permanência do atleta.

Jogador atua em posição carente no elenco do tricolor

Essa notícia pode ser muito boa para o São Paulo, já que Marlon atua em uma das posições carentes no time, de acordo com o técnico Luis Zubeldía, que já manifestou o desejo de contar com cinco reforços para a próxima temporada: um lateral-esquerdo e um direito. Além disso um meia de criação, um extremo e um centroavante.

São Paulo próximo do acerto com Wendell

O São Paulo tem Wendell, lateral-esquerdo do Porto, como uma de suas principais prioridades para a próxima temporada, mas enfrenta dificuldades para convencer os portugueses a liberarem o jogador gratuitamente nesta janela de transferências.

As negociações entre o Tricolor e o jogador estão bem encaminhadas. Apesar da concorrência de outros clubes brasileiros, o São Paulo continua confiante de que, se conseguir a liberação, Wendell jogará no Morumbi.

O grande obstáculo no momento é que o Porto deseja uma compensação financeira para liberar Wendell. O contrato do lateral é válido até 30 de junho, e a partir de 30 de dezembro ele pode assinar com qualquer clube e se transferir gratuitamente no meio do ano.

Wendell acredita que conseguirá a liberação do Porto, já que tem sido pouco utilizado. Nesta temporada, o jogador fez apenas duas partidas, depois de ter disputado 36 jogos na temporada anterior. A falta de espaço e a preferência do treinador por outros jogadores fazem com que tanto Wendell quanto o São Paulo acreditem em uma liberação antecipada, embora o Porto, por enquanto, busque uma compensação financeira.

Marlon pode ser um plano B?

Caso Wendell não venha e Marlon sem acerto com o Grêmio, o atleta pode ser alternativa no mercado, e entrar no radar do tricolor paulista. Vale lembrar que o jogador já foi especulado no São Paulo no final da temporada passada, mas acabou renovando seu contrato com a equipe mineira.

Em entrevista à CNN Esportes no fim do mês passado, o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, falou sobre Wendell:

A gente acha o Marlon um grande jogador, está no nosso trabalho de scout, mas o Marlon é um jogador que, para esse momento, do ponto de vista financeiro do São Paulo, a gente não tem a capacidade de tirar o Marlon do Cruzeiro. A não ser que surja, por parte do Cruzeiro, e a gente já conversou algumas vezes com o Pedrinho, caso surja o interesse em algum atleta nosso e eventualmente a gente pode ter uma negociação”.