Grande jogada! São Paulo compra passe de jogador de R$ 300 milhões
Com diversas estrelas saindo de Cotia, o São Paulo é conhecido por ter uma das melhores categorias de base não só do Brasil, mas também do mundo. E após a euforia do título da Copa do Brasil, os tricolores estão ainda mais animados com um jogador.
Trata-se do atacante Ryan Francisco, de apenas 16 anos de idade. Ele atua pelo time sub-17, e é considerado uma das maiores promessas de todo o clube. Ele vai sendo lapidado aos poucos para integrar o time profissional daqui a alguns anos, possivelmente se tornando uma das maiores vendas da história do clube posteriormente.
E na última terça-feira (17), o presidente do SPFC, Julio Casares, confirmou que o clube adquiriu mais 10% dos direitos econômicos de Ryan. “Ryan renovamos recentemente e adquirimos mais 10%, agora temos 80%”, disse.
O jovem ganhou notoriedade ao marcar cinco gols em apenas 54 minutos dentro de campo, na vitória por 8 a 1 diante do Oeste. Ou seja, ele teve uma média de um gol a cada dez minutos, praticamente. Nesta temporada, já balançou as redes em 38 oportunidades.
Tricolor blinda Ryan Francisco com multa milionária
Diante da rápida ascensão de Ryan, o São Paulo fez questão de assinar o primeiro contrato profissional com o garoto de 16 anos. Buscando blindá-lo de um futuro assédio europeu, o Tricolor inseriu uma cláusula de 60 milhões de euros (cerca de R$ 319 na cotação atual). Possui vínculo até janeiro de 2026, mas assim que completar a maioridade, seu contrato deve ser estendido.
Vale lembrar que ele foi descoberto por Marcos Biasotto, diretor das categorias de base do São Paulo. Após passagem pela base do Palmeiras, não conseguiu se adaptar, indo parar no Ska Brasil, projeto liderado pelo ex-jogador Edmílson. O Tricolor teve interesse e o contratou a custo zero em 2022.