Governador do São Paulo fala sobre bala que matou torcedor Tricolor
A celebração do inédito título do São Paulo na Copa do Brasil não foi só de festa nos arredores do Estádio do Morumbi. Fanático pelo clube, Rafael dos Santos Tercilio Garcia veio à óbito após um confronto entre torcedores e agentes da Polícia Militar. O jovem foi atingido por uma ‘bean bags’, munição utilizada pela PM.
Próximo de completar duas semanas, o caso enfim foi comentado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em evento realizado na Zona Sul de São Paulo, o político disse que sua gestão avaliará os prós e contras do uso das bean bags em comparação com as balas de borracha para a contenção de distúrbios urbanos.

“Por enquanto, a gente deve continuar. Mas estamos revisando a questão de doutrina, de aplicação, porque é lamentável o que aconteceu, não dá para admitir que um jovem que vai a um estádio para ter o seu momento de alegria, extravasar, demonstrar a sua paixão pelo seu clube, que ele perca a vida de uma forma desastrada”, disse.
O governador ainda concluiu: “Agora, a gente tem que, com muita cautela, rever os prós e contas da utilização deste tipo de munição em comparação com o outro, que é o elastômero (nome técnico da bala de borracha), para ver o que é melhor e rever a questão de doutrina”.
O que são as ‘bean bags’
“Beans bags” (“sacos de feijão”, numa tradução literal do inglês para o português) são na prática pequenas esferas de chumbo envoltas por plástico que ficam dentro de sacos de tecido sintético. A Polícia Militar de São Paulo usa esse tipo de munição há dois anos.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do São Paulino.